Toyota aprova layoff de trabalhadores e paralisa produção em Porto Feliz
Toyota enfrenta paralisação da produção após fortes chuvas e ventos atingirem fábrica em Porto Feliz.
Toyota Aprova Plano de Demissões Após Danos na Fábrica
Os trabalhadores da Toyota no Brasil concordaram com um programa de layoff, implementado para proteger empregos e renda, após um evento climático extremo impactar parcialmente uma de suas fábricas no estado de São Paulo. A decisão foi comunicada pelo sindicato dos trabalhadores, em um comunicado oficial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Impacto das Chuvas na Produção
Intensas chuvas e ventos causaram danos significativos à unidade de Porto Feliz, responsável pela produção de motores. Como resultado, a Toyota suspendeu a produção nas instalações de Porto Feliz e Sorocaba, onde são fabricados modelos como Yaris, Corolla e Corolla Cross. A paralisação gerou preocupação com a continuidade da produção no Brasil.
Estratégias para Retomar a Produção
A Toyota anunciou que continua avaliando os danos na fábrica de Porto Feliz, estimando que a retomada do trabalho levará “meses”. A empresa busca alternativas de fornecimento de motores de outras unidades da Toyota em diversos países, visando reativar a produção nos complexos de Sorocaba (SP) e Indaiatuba (SP).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Resultado da Votação e Detalhes do Plano
Mais de 96% dos trabalhadores que participaram da votação aprovaram a proposta de layoff. Um dos pontos cruciais negociados foi a garantia de que todos os funcionários com salário bruto de até R$ 10.000 receberiam o pagamento integral durante o período de layoff. A votação envolveu 4.492 trabalhadores, com 3.709 participantes.
Cronograma e Possíveis Prorrogações
O período de layoff está previsto para começar em 21 de outubro, após as férias emergenciais de 20 dias, que iniciam em 1º de outubro. A empresa tem a opção de prorrogar o programa mensalmente por até 150 dias, conforme informado pelo sindicato.
Leia também:
Resultados da Apple superam previsões de Wall Street com crescimento nas vendas de iPhone e serviços
Marcopolo registra lucro de R$ 329,6 milhões no terceiro trimestre e projeta crescimento em vendas
Amazon supera expectativas de receita com forte demanda por serviços de computação em nuvem
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.












