Tom Hanks se despede do ator que interpretou astronauta em “Apollo 13”

Tom Hanks interpretou Jim Lovell no filme.

10/08/2025 15:57

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Tom Hanks presta homenagem ao herói da vida real que ele interpretou em um filme popular e premiado com o Oscar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após o falecimento do astronauta Jim Lovell na sexta-feira (8), Hanks compartilhou uma homenagem tocante em seu Instagram, afirmando: “Existem indivíduos que se atrevem, que sonham e que inspiram outros a alcançar lugares que não iríamos por nossa própria conta”.

Hanks acrescentou na postagem que “Jim Lovell, que por um longo período havia ido mais longe no espaço e por mais tempo do que qualquer outra pessoa em nosso planeta”, era esse tipo de pessoa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tom Hanks interpretou Lovell no filme “Apollo 13”, lançado em 1995, sob a direção de Ron Howard. A produção narra a história da missão espacial lunar malsucedida de Lovell, que pôde ter levado à morte dele e de sua equipe em 1970.

A missão Apollo 13 seria a terceira aterrissagem tripulada bem-sucedida da NASA na Lua, porém, durante a missão, que levava a bordo Lovell e os astronautas John Swigert Jr. e Fred Haise Jr., um tanque de oxigênio localizado no módulo de serviço da tripulação explodiu quando eles estavam a aproximadamente 200.000 milhas (322.000 quilômetros) da Terra.

Leia também:

Lovell comunicou a notícia ao controle da missão, proferindo a célebre frase: “Houston, nós tivemos um problema”. A fala foi eternizada por Hanks no filme “Apollo 13”, que também contou com Gary Sinise, Kevin Bacon, Ed Harris, Kathleen Quinlan e o falecido Bill Paxton.

Compartilhado por Tom Hanks.

Devido aos danos que comprometeram a fonte de energia e outros recursos de suporte à vida, a tripulação do Apollo 13 precisou interromper sua missão à superfície lunar e realizar múltiplas queimas de motor para contornar o lado oculto da Lua e se posicionar em uma trajetória de retorno à Terra.

A tripulação de três pessoas realizou um pouso marítimo de alto risco no sul do Oceano Pacífico, cerca de três dias após a explosão do tanque, simbolizando o encerramento do denominado “fracasso bem-sucedido” das missões Apollo.

Suas inúmeras viagens ao redor do mundo e tão perto da Lua não foram motivadas por riquezas ou fama, mas sim por desafios como estes, que alimentam o curso da vida – e ninguém melhor que Jim Lovell para realizar tais viagens, escreveu Hanks em sua homenagem. “Nesta noite de lua cheia, ele passou pelos céus, pelos cosmos e pelas estrelas. Vá com Deus na sua próxima viagem, Jim Lovell.”

Segundo comunicado da NASA, divulgado anteriormente pela CNN, o astronauta Harrison H. Lovell faleceu aos 97 anos em Lake Forest, Illinois. A causa de sua morte não foi divulgada.

Ele teve uma participação breve e especial no filme, interpretando o capitão do USS Iwo Jima, o navio da Marinha que salvou a tripulação da Apollo 13 após o pouso no oceano.

“Apollo 13” recebeu nove indicações ao Oscar, entre elas melhor filme, e conquistou dois prêmios, nas categorias de melhor edição e melhor som.

“Sociedade dos Poetas Mortos” clássico dos anos 80, está disponível no streaming.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.