TikTok pode apresentar uma versão diferenciada para os Estados Unidos; confira os detalhes disponíveis

Aplicativo deve ser disponibilizado em 5 de setembro.

09/07/2025 10:55

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TikTok pode apresentar uma versão diferenciada para os Estados Unidos; confira os detalhes disponíveis
(Imagem de reprodução da internet).

A tendência atual sugere que qualquer venda do TikTok implicará que os usuários dos EUA precisem baixar um aplicativo novo. Isso pode representar uma experiência significativamente distinta.

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Após reiteradamente adiar a aplicação de uma lei que obriga a ByteDance, empresa-mãe do TikTok com sede na China, a vendê-lo ou enfrentar uma proibição nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump agora afirma ter um comprador para o aplicativo. Paralelamente, o TikTok estaria desenvolvendo uma nova versão do aplicativo exclusivamente para os Estados Unidos, podendo ser lançada já em 5 de setembro, de acordo com o The Information.

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O anúncio de um possível novo aplicativo não é totalmente surpreendente. Inicialmente, há a questão da “receita secreta” do TikTok – ou seja, o algoritmo que impulsiona a página popular “Para Você”. O governo chinês tem afirmado repetidamente que bloquearia qualquer transferência do algoritmo do aplicativo para um novo proprietário, o que significa que qualquer novo TikTok americano separado precisaria de seu próprio algoritmo, possivelmente construído do zero.

O TikTok não respondeu à solicitação de esclarecimento, e a CNN não conseguiu confirmar imediatamente a veracidade do relato.

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É mais um alerta de que qualquer acordo pode ter grandes consequências para os 170 milhões de usuários americanos do TikTok – potencialmente alterando aspectos-chave da plataforma, como o que eles veem e com quem podem interagir.

Atualmente, temos as seguintes informações.

Um aplicativo novo?

O The Information reportou, citando duas fontes não identificadas, que o aplicativo TikTok atual será removido das lojas de aplicativos dos EUA no mesmo dia em que o novo aplicativo dos EUA for lançado, embora os americanos possam continuar utilizando o aplicativo existente até março do ano seguinte. (Indivíduos envolvidos no planejamento informaram ao The Information que os prazos ainda podem ser alterados.)

A transferência dos perfis e conteúdos dos usuários atuais também pode apresentar desafios práticos, segundo o relatório. Essa mudança também poderia dificultar a visualização de conteúdo de usuários de outros países por parte dos usuários americanos do TikTok – e vice-versa.

Essa interrupção pode levar alguns usuários a abandonar o aplicativo, afirmou Johnston.

Ainda assim, o relatório indica que a posição do TikTok sobre a construção de um aplicativo separado para os EUA evoluiu desde janeiro, quando um advogado que representa a empresa informou à Suprema Corte que levaria “muitos anos” para criar uma versão semelhante do aplicativo para usuários americanos. Ele também afirmou na época que seria “uma plataforma fundamentalmente diferente com conteúdo diferente”.

Qual é a razão para isso estar ocorrendo?

A ByteDance enfrenta pressão para encontrar um novo proprietário para as operações do TikTok nos EUA, desde que o então presidente Joe Biden sancionou a lei de venda ou proibição no ano anterior, em decorrência de preocupações com a segurança nacional. A legislação entrou em vigor em janeiro, após confirmação pela Suprema Corte.

Contudo, apesar da legislação autorizar apenas um adiamento na proibição, Trump estendeu sua aplicação três vezes, alegando desejar “salvar o TikTok” ao facilitar um acordo para transferir o controle da plataforma popular para proprietários americanos. A ByteDance possui até 17 de setembro para vender o aplicativo ou enfrentar uma proibição nos EUA.

Na semana passada, Trump afirmou que existe um grupo de indivíduos “muito ricos” preparado para adquirir as operações do TikTok nos EUA, que serão nomeados nos próximos dias, embora permaneça incerto se Pequim concedeu sua aprovação necessária para um acordo.

O relatório de que o TikTok está trabalhando em um novo aplicativo para os EUA certamente dá algum crédito ao comentário muito breve do presidente de que estamos perto de um acordo, o que… provavelmente foi visto por várias pessoas com algum ceticismo, dada a quantidade de vezes que tiveram que estender o prazo.

“O principal desafio sempre foi do lado chinês do TikTok”, afirmou Johnston. “Várias entidades dos EUA se alinharam para adquirir o negócio, mas todas as indicações eram de que, do lado chinês, não havia apetite ou interesse em vender o negócio.”

Um aplicativo atenderia à legislação?

Um TikTok americano pós-venda não poderia prosseguir com o trabalho para a ByteDance na operação do algoritmo ou no compartilhamento de dados de usuários, conforme a legislação vigente.

Isso implica que a ByteDance poderá manter uma participação financeira minoritária na nova empresa — algo que a Casa Branca avaliou —, porém o aplicativo recém-lançado deverá possuir um algoritmo distinto para atender à legislação.

A legislação também determina que, em qualquer transação, os dados dos usuários norte-americanos do TikTok sejam mantidos distintos dos dados dos demais usuários da plataforma. Um novo aplicativo poderia auxiliar nesse processo.

Ainda assim, certos especialistas jurídicos consideram que a administração Trump não cumpriu integralmente a lei até o momento, ao adiar sua aplicação diversas vezes, embora a legislação permitisse apenas uma extensão de 90 dias se um acordo estivesse em curso. E o presidente é o responsável por determinar se um “desinvestimento qualificado” ocorreu, conforme a lei.

“Se você realiza ações suficientes para dar a impressão de que está perto o suficiente, talvez isso funcione”, afirmou Gautam Hans, professor da Cornell Law School.

O TikTok pode ter identificado que, mesmo com a administração Trump buscando protegê-lo, governos futuros podem buscar o aplicativo ou seus parceiros de tecnologia, como operadores de lojas de aplicativos e provedores de computação em nuvem, por infringir a lei — portanto, não pode mais adiar um acordo indefinidamente, disse Hans.

Na semana passada, o acionista do Google, Anthony Tan, que processou a gigante da internet por sua decisão de restaurar o TikTok na loja de aplicativos, divulgou cartas que a procuradora-geral Pam Bondi enviou ao Google e aos outros parceiros de tecnologia do aplicativo, afirmando que não seriam responsabilizados por violar a lei ao continuar a apoiar o TikTok, obtido por meio de um pedido da Lei de Liberdade de Informações.

Essas cartas se fundamentaram em um raciocínio jurídico que o professor de direito de Georgetown e colaborador da CNN, Steve Vladek, classificou como “bobagem” em sua newsletter nesta semana, sustentando que as empresas ainda possuem responsabilidade futura, apesar das declarações de Bondi.

“Eventualmente haverá alguma mudança política, e talvez haja alguma responsabilidade”, declarou Hans. “Assim, se eu for a empresa, talvez eu esteja satisfeito com o que está acontecendo hoje, mas tenho que considerar o futuro.”

O TikTok é a rede social mais utilizada por crianças e adolescentes com idades entre 9 e 17 anos.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.