Thairo Arruda assume cargo na Fifa, ligado a John Textor no Botafogo

Thairo Arruda assume liderança na Comissão de Grupos de Interesse do Futebol Masculino, em importante nomeação.

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Thairo Arruda, CEO do Botafogo, é Nomeado na FIFA

Thairo Arruda, CEO do Botafogo, foi oficialmente nomeado pela Fifa como representante do Brasil na “Comissão de Grupos de Interesse do Futebol Masculino” (Men’s Football Stakeholders Committee). O executivo terá um mandato na Comissão Permanente, abrangendo o período de 2025 até 2029.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A função é considerada estratégica pela entidade máxima do futebol. Thairo terá atuação em temas que envolvem os diversos atores da indústria esportiva e se juntará a membros selecionados de outros países na Comissão”, informou o comunicado do Botafogo.

Intermediário na Aquisição do Botafogo

Thairo Arruda foi um dos intermediários que aproximou John Textor do Botafogo no processo de aquisição da SAF alvinegra, entre 2021 e 2022. Posteriormente, tornou-se CEO do clube carioca e é braço direito do empresário norte-americano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A gestão esportiva do Glorioso recebeu uma série de prêmios nas últimas temporadas.

Disputa pela SAF Alvinegra

Apesar de John Textor afirmar que a disputa pelo controle da SAF do Botafogo “está acabada”, as partes envolvidas seguem movimentando-se nos bastidores. Recentemente, João Paulo Magalhães Lins, presidente associativo, reuniu-se com dirigentes da Eagle Holding Football, empresa fundada pelo empresário norte-americano.

LEIA TAMBÉM!

A aproximação de João Paulo com a Eagle — que rompeu com John Textor neste ano devido aos acontecimentos no Lyon — demonstra uma mudança na postura do clube associativo, que, apesar de ser dono de 10% das ações da SAF, precisa autorizar mudanças significativas. Até então, o presidente havia manifestado apoio a John Textor.

Reunião Suspensa e Atrasos

No dia 29 de setembro, o Conselho Deliberativo do Botafogo teve reunião suspensa após representante da SAF não responder os questionamentos feitos. Além disso, Durcesio Mello, mandatário na época da assinatura da SAF e “braço-direito” de Textor no clube, não compareceu. Assim, a reunião foi adiada para a próxima terça, dia 14 de outubro.

Desempenho em 2025 e Reconhecimento de Fracasso

O momento conturbado fora de campo refletiu nos resultados do Botafogo dentro das quatro linhas em 2025. Após conquistar os títulos da Libertadores e do Brasileirão em 2024, o Alvinegro não correspondeu às expectativas. O elenco foi reformulado nas duas janelas de transferências e as apostas de John Textor nos técnicos, por ora, não foram certeiras.

O próprio empresário admite o “fracasso” do time na atual temporada, que terminará sem nenhum troféu dos sete torneios disputados.

“Começamos o ano muito mal. Tínhamos um treinador (Renato Paiva) que trouxe um sistema em que eu acreditava, mas acho que ele abandonou o sistema dele. Sofremos. Aqui estamos, quarto lugar, quinto lugar, com base em jogos a menos ou a mais… Estou feliz com o ano? Eu disse que seria um fracasso se não ganharmos outro troféu. Então, foi um fracasso”, disse ao portal ge.

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.

Sair da versão mobile