Tensão surge com apoio do governador Tarcísio à articulação político-eleitoral do Centrão até 2026
Manobras para indicar o governador de São Paulo como pré-candidato ao Planalto geram descontentamento na área mais próxima a Jair Bolsonaro (PL), eviden…

O movimento para indicar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como um possível candidato à Presidência da República em 2026, tem causado desavenças no grupo político ligado a Jair Bolsonaro (PL).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A avaliação do analista de Política da CNN, Pedro Venceslau, aponta que os movimentos sutis de Tarcísio, juntamente com as ações mais evidentes de seus apoiadores, estão sendo vistos por alguns bolsonaristas como um “desprezo” em relação ao ex-presidente.
O governador de São Paulo tem se notado em eventos políticos, incluindo sua participação recente em Portugal, onde foi considerado um potencial presidenciável.
Leia também:

Resultado do pedido de isenção divulgado na Enem dos Professores

O governo estadual alega que ocorreu falha no atendimento que levou à morte do jovem em São Paulo

O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição encerra nesta terça-feira (8)
Seus pronunciamentos ponderados, seja no exterior ou na Avenida Paulista, em companhia de Bolsonaro, têm sido interpretados como manobras estratégicas com o objetivo de influenciar as eleições de 2026.
Reação dos bolsonaristas
O vice-prefeito de São Paulo, Ricardo Mello Araújo (PL), expressou sua insatisfação com essas articulações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Araújo criticou em um vídeo nas redes sociais a chamada “hipocrisia de aliados de Bolsonaro”, alegando que diversos eleitos com o apoio do ex-presidente estariam “virando as costas”.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), também aliado de Bolsonaro, foi questionado sobre as declarações de seu vice.
Nunes adotou uma abordagem conciliatória, declarando que o intuito é unir e não gerar discussões para desunir.
Ao ser questionado sobre a candidatura de Tarcísio em 2026, o prefeito não eliminou a possibilidade, afirmando que não é o cenário que se apresenta atualmente.
A situação demonstra as tensões internas no grupo político que apoiou Bolsonaro, com diversas facções já se manifestando para o próximo ciclo eleitoral.
Enquanto alguns integrantes buscam permanecer com o ex-presidente, outros investigam novas alianças e alternativas políticas, considerando Tarcísio como uma opção viável para comandar uma candidatura à presidência em 2026.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.