Conflito no STF marca julgamento de ações penais
A trama envolvendo o STF (Supremo Tribunal Federal) ganhou contornos de tensão nesta terça-feira (9). O clima se intensificou após uma repreensão do ministro Flávio Dino, presidente da Primeira Turma, a um advogado de defesa. Após a leitura do relatório por Alexandre de Moraes, a defesa de Filipe Martins solicitou a palavra para contestar uma decisão sobre a sustentação oral.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O advogado Jeffrey Chiquini pediu que Moraes reconsiderasse a determinação anterior, que permitiu a apresentação de grande parte do material, mas vetou a exibição de um vídeo e três imagens, considerados pelo ministro como irrelevantes e “tumultuários”.
Moraes, no entanto, reafirmou sua decisão, argumentando que, se os elementos fossem tão significativos, deveriam ter sido anexados ao processo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Intervenção e desentendimento na sessão
Após a negativa, Chiquini interrompeu a fala do ministro ao retornar à tribuna. Flávio Dino interveio, solicitando que o advogado respeitasse a ordem da sessão. Apesar do pedido, Chiquini insistiu em continuar sua fala e se recusou a deixar o púlpito.
Diante da insistência, policiais judiciais foram chamados para intervir, e somente então o advogado se retirou.
LEIA TAMBÉM!
A Primeira Turma iniciou o julgamento do último núcleo das ações penais relacionadas à tentativa de golpe de Estado. Chiquini também atuou na defesa de Rodrigo Bezerra de Azevedo, réu do núcleo 3, que foi julgado em novembro. Naquela ocasião, o advogado criticou a investigação da PGR (Procuradoria-Geral da República) e da Polícia Federal, chamando-a de “a pior investigação da história”.
Postura do tribunal e críticas ao Supremo
Flávio Dino, sem mencionar nomes, fez um discurso enfatizando a importância do respeito entre as partes e a postura do tribunal após a sustentação de Chiquini. O advogado, por sua vez, tem feito críticas frequentes ao Supremo e à condução do processo em suas redes sociais.
A tensão no julgamento reflete as complexidades e desafios enfrentados pelo STF em casos de grande repercussão.
