Tendências em erros ao buscar replicar o estilo da maquiagem dos anos 2000

Na CNN, a maquiadora Letícia Gomes identifica os problemas mais comuns e demonstra como atualizar o visual dos anos 2000.

30/06/2025 10:35

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A estética dos anos 2000 retornou com força total nas passarelas e nos looks das fashionistas. Elementos como brilho, gloss, delineado marcante e sombras coloridas são os principais componentes do visual que definiu a virada do século.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar da nostalgia, é necessário atenção: certos erros podem tornar a maquiagem com um visual desatualizado ou até prejudicar a aparência.

Considerando isso, a maquiadora Letícia Gomes, da CNN, enumera os equívocos mais frequentes de quem busca replicar o estilo Y2K sem adequações. A seguir, sete erros comuns e como modernizá-lo de maneira renovada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O gloss foi o principal item nos anos 2000, porém, sua aplicação sem hidratação pode resultar em lábios ressecados e com aspecto marcado. “Antes de aplicar o gloss, é importante esfoliar e hidratar os lábios para assegurar um brilho intenso sem rachaduras”, afirma.

O azul icônico pode parecer exagerado quando usado em bloco, sem transição ou esfumado. Para atualizar o estilo, combine o azul com tons neutros ou até mesmo tom sobre tom, por exemplo, com azul mais escuro, para criar transição e esfume bem as bordas para um acabamento mais natural.

Leia também:

O uso de sombras brilhantes nas pálpebras móveis e no canto interno dos olhos realça o olhar.

Pode ser utilizado para ampliar o olhar, porém, quando excessivo ou mal aplicado, pode parecer artificial. “É preferível um lápis bege, nude ou perolado, que produz o mesmo efeito de amplitude com um toque mais contemporâneo”, afirma.

A tendência atual é realçar os fios naturais, evitando sobrancelhas excessivamente finas. Sugere-se apenas definir levemente com sombra ou gel, mantendo a identidade atual.

O contorno intenso no nariz era comum nos anos dois mil, porém pode resultar em um visual artificial e aumentar o volume da face. “É preferível aplicar em movimentos de esfumado em direção às têmporas, gerando um efeito de alongamento e maior naturalidade. A aplicação em pequena quantidade no centro do nariz também é uma opção, trazendo aquele aspecto de saúde”, afirma.

O acabamento matte opaco era um desejo absoluto, mas atualmente, a pele glow e saudável ganhou espaço. “Ao invés de apagar todo o brilho natural da pele, equilibre com uma base de cobertura média e um toque de iluminador. Mas não se esqueça de selar com pó, pelo menos na zona T, que tende a ficar mais oleosa”, indica.

O batom labial retornou com força e oferece definição e volume aos lábios. Contudo, é preciso atenção para não causar marcação excessiva. “O ideal é buscar cores que harmonizem com o batom ou gloss a ser usado, podendo ser tons iguais ou muito próximos, para proporcionar uma leveza e um contorno mais natural”, explica.

Pinterest divulga lista de tendências de beleza para 2025.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.