Tendências de Encontros em 2026: Jovens Brasileiros Buscam Autenticidade e Conexões Reais

Em 2026, jovens solteiros no Brasil, segundo o IBGE, estarão mais abertos e emocionais, buscando autenticidade e valores compartilhados em relacionamentos

03/12/2025 7:05

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Tendências de Encontros para 2026 no Brasil

No próximo ano, os jovens solteiros no Brasil, totalizando 81 milhões de pessoas, segundo o IBGE, estarão mais abertos, honestos e emocionalmente disponíveis. Essa fase promete ser marcada por uma ausência de contradições. Essa análise é apresentada no relatório Year in Swipe 2025 do Tinder, que foi compartilhado com a CNN.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O estudo também revela tendências comportamentais para 2026, como o uso de tecnologia para aprimorar perfis no aplicativo, que já foi baixado mais de 630 milhões de vezes. A pesquisa indica que 76% dos entrevistados estariam dispostos a utilizar a tecnologia em suas experiências de encontros, com 39% buscando sugestões de ideias para encontros, 28% focando na seleção de fotos e 28% em dicas para a biografia.

Disponibilidade Emocional e Comunicação Clara

A abertura para o uso da inteligência artificial demonstra a vontade dos solteiros de simplificar suas interações e serem mais diretos. A pesquisa destaca que 64% acreditam que a disponibilidade emocional é fundamental para os encontros. Além disso, 60% defendem a importância de uma comunicação clara sobre intenções e desejos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dado interessante é que 73% dos participantes afirmam reconhecer que gostam de alguém quando se sentem à vontade para serem eles mesmos. Essa autenticidade é um aspecto valorizado nas relações.

Valores e Atração nos Relacionamentos

Os entrevistados também destacaram a relevância de defender causas, com 37% afirmando que valores compartilhados são essenciais em um relacionamento. Embora 41% não considerem namorar alguém com opiniões políticas divergentes, 46% estão abertos a essa possibilidade.

Leia também:

As mulheres (35%) demonstram ser menos receptivas a essa ideia em comparação aos homens (60%). A intenção não é ser radical, mas sim fiel às próprias crenças. Os solteiros se orgulham de formar conexões baseadas em princípios como igualdade, empatia (37%), valores familiares (36%) e outros critérios que podem ser decisivos na escolha de um parceiro.

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.