A região recebeu a maior quantidade de chuva, 364 mm, que corresponde à metade da média anual, estimada em 733 mm.
Intensos chuvas em Shandong, na China Oriental, causaram a morte de duas pessoas e o desaparecimento de 10 indivíduos na terça-feira (22), após a ocorrência de uma precipitação equivalente a seis meses de chuva em cinco horas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ataques de tempestades inundaram o distrito de Laiwu, em Jinan, de acordo com as autoridades locais.
A região registrou um volume máximo de 364 milímetros, que ocorreu entre a meia-noite de terça-feira e as 5h, horário local, correspondendo à metade da precipitação média anual de Jinan, de 733 milímetros.
Inundações repentinas afetaram as comunidades rurais de Shiwuzi e Zhujiayu, em Jinan, causando danos em 19 residências. As equipes de resgate estão atuando e todos os esforços estão sendo concentrados na busca por pessoas desaparecidas, informaram as autoridades.
A enchente faz parte de um padrão mais amplo de condições climáticas extremas em todo o país, em razão das monções do Leste Asiático, que geraram problemas na segunda maior economia do mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As áreas do sul também foram alagadas devido a chuvas intensas após o tufão Wipha atingir Hong Kong no domingo (20).
Eventos climáticos extremos e inundações intensas, ligados às mudanças climáticas, constituem desafios crescentes, que ameaçam sobrecarregar defesas antigas, deslocar milhões de pessoas e provocar prejuízos em um setor agrícola estimado em US$ 2,8 trilhões.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.