Tempestade ciclônica provoca ventos de cerca de 97 km/h em Santa Catarina
Não há informações sobre vítimas feridas até a manhã de terça-feira; as condições seguem sendo as mesmas nas próximas horas.
A passagem de um ciclone extratropical pela região sul do país causou queda nas temperaturas e ventos fortes em Santa Catarina, entre a tarde de segunda-feira, 28, e a manhã de terça-feira, 29. Em Urupema, na serra catarinense, a velocidade do vento atingiu 96,7 km/h, conforme dados da Defesa Civil estadual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em outros municípios, como Imbituba e Tutapona, os ventos atingiram velocidades superiores a 80 km/h. Florianópolis registrou uma ventania de 40,7 km/h. Em Joinville, a cidade mais populosa do estado, os ventos alcançaram 55 km/h.
Até o momento de terça-feira, às 8h, não há registros de vítimas feridas. Contudo, a Defesa Civil adverte para a manutenção das condições nos próximos horários, o que pode resultar em desabamentos, danos na rede elétrica e quedas de árvores. Adicionalmente, existe risco para as atividades de pesca e navegação, devido à alta agitação do mar em toda a costa catarinense.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O dia amanheceu com céu claro nesta segunda-feira, devido ao deslocamento de uma massa de ar frio e seco que também provoca a redução das temperaturas. Em Urupema, a temperatura chegou a -0,4 °C durante a madrugada. Urubici e São Joaquim também registraram temperaturas próximas de 0 °C.
A massa de ar frio provoca queda nas temperaturas nos demais estados da região Sul: Paraná e Rio Grande do Sul, que também podem registrar ventos fortes, conforme o Climatempo. Na região sudeste, as temperaturas iniciam a ascensão, e há previsão de chuvas moderadas em Minas Gerais e no Espírito Santo. O litoral do Rio de Janeiro também apresenta ventos fortes.
Leia também:
Previsão do tempo: chuvas leves e céu nublado em Maceió esta semana
O desmatamento diminui as chuvas em 74% e eleva a temperatura em 16% na Amazônia
A capital paulista registra o agosto com menor volume de chuvas desde 2020
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












