Técnico de Guiné Equatorial é demitido após atrito nas Eliminatórias

Jogadores se recusam a viajar para confronto contra o Malawi, gerando crise no calendário esportivo.

09/10/2025 21:41

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Técnico da Guiné Equatorial, Juan Michá, é suspenso após crise de viagem

O técnico da seleção da Guiné Equatorial, Juan Michá, foi suspenso do cargo nesta quinta-feira (9), após o cancelamento da viagem da equipe ao Malawi, pela nona e penúltima rodada das Eliminatórias Africanas da Copa do Mundo de 2026. A decisão foi tomada em meio a uma crise causada pela recusa dos jogadores em embarcar para o jogo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Motivação do Protesto

A decisão se deve à recusa dos jogadores em embarcar para o Malawi, motivada pelas condições inadequadas do voo fretado. Segundo um documento interno da FEGUIFUT, obtido pela agência AFP, o avião que levaria a delegação apresentou falhas técnicas que foram resolvidas, mas os atletas se recusaram a embarcar, alegando que a viagem colocaria em risco sua segurança física.

Consequências da Crise

O governo, através do ministro do Esporte, Andrés Ikuga Fernández, tomou a decisão após a recusa dos jogadores em viajar na quarta-feira. A situação gerou uma crise que envolveu a suspensão de Michá e a necessidade de assinar uma lista de comprometimento pelos jogadores convocados para os próximos compromissos, sob pena de serem considerados fora da equipe.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Situação das Eliminatórias

A Guiné Equatorial, que já havia sido punida com duas derrotas administrativas por escalar irregularmente o atacante Emilio Nsue, enfrenta um desafio para alcançar o playoff africano. A Namíbia e a Libéria também disputam a vaga, enquanto Malawi e Guiné Equatorial somam dez pontos cada, e São Tomé e Príncipe segue na lanterna, sem pontuar. A Tunísia, já classificada, lidera o Grupo H.

Lista de Comprometimento

A Fifa ainda não informou quais serão as consequências do cancelamento da partida no Grupo H. A equipe da Guiné Equatorial volta a campo na segunda-feira (13), em Malabo, para enfrentar a Libéria na rodada final do Grupo H das eliminatórias africanas.

Leia também:

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.