Taxa elevada restringe a fabricação de caminhões, afirma Anfavea
Igor Calvet, presidente da Associação dos Fabricantes de Veículos, declara que a taxa Selic elevada impede a renovação de frotas.
A elevação da taxa de juros poderá levar à redução da produção de veículos de carga no Brasil em 2024, afirmou o presidente da Anfavea, Igor Calvet, de 40 anos.
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O Banco Central elevou a taxa Selic, taxa básica de juros no Brasil, para 14,75% ao ano em 7 de maio de 2025. O país ocupa a terceira posição global em taxa real de juros. Há expectativa de nova alta da Selic em junho.
Calvet declarou que as vendas de caminhões se concentram em empresas com grandes frotas. O nível atual dos juros para a venda de caminhões está em pelo menos 20% ao ano. “Quem compra um caminhão, daqui a 5 anos, quando terminar de pagar, terá desembolsado o equivalente a 2 caminhões. [A empresa] faz as contas e adia o investimento”, afirmou.
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Ele declarou não se opor à política monetária do Banco Central para diminuir a inflação. “O que nos preocupa é a intensidade”, afirmou.
Calvet declarou que a tendência é a queda na produção se intensificar com o nível atual da Selic. Ele afirmou que as vendas de caminhões dependem da expectativa de alta acentuada do PIB por um longo período. “Se a economia cresce, muito provavelmente o mercado de caminhões vai crescer”, disse.
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Calvet declarou que a tendência é a queda na produção se intensificar com o nível atual da Selic. Ele afirmou que as vendas de caminhões dependem da expectativa de alta acentuada do PIB por um longo período. “Se a economia cresce, muito provavelmente o mercado de caminhões vai crescer”, disse.
Calvet declarou que a tendência é a queda na produção se intensificar com o nível atual da Selic. Ele afirmou que as vendas de caminhões dependem da expectativa de alta acentuada do PIB por um longo período. “Se a economia cresce, muito provavelmente o mercado de caminhões vai crescer”, disse.
Calvet declarou que a tendência é a queda na produção se intensificar com o nível atual da Selic. Ele afirmou que as vendas de caminhões dependem da expectativa de alta acentuada do PIB por um longo período. “Se a economia cresce, muito provavelmente o mercado de caminhões vai crescer”, disse.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Sofia Martins
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.












