Taxa elevada: Brasil ainda não possui plano de ação após 29 reuniões com setores
Aumento de 50% em impostos sobre certas importações do Brasil terá início nesta quarta-feira (6); governo econômico espera aprovação de Lula sobre o pla…

O grupo governamental brasileiro que negocia as tarifas comerciais norte-americanas conduziu, até o presente momento, pelo menos 29 reuniões com o setor produtivo para coletar propostas sobre como agir diante da tarifa de 50% sobre as importações brasileiras, que entra em vigor nesta quarta-feira (6).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Três dos encontros foram marcados com a participação de empresas americanas. As reuniões ocorreram nos dias 16, 27 e 29 de julho. Entre os envolvidos, estavam representantes da Meta, Amazon, Apple e Google.
O último encontro entre o governo brasileiro e as grandes empresas americanas também contou com a participação de William Kimmitt, da Secretaria de Comércio dos Estados Unidos.
Leia também:

Trump anuncia que implementará “tarefa” inicial sobre produtos farmacêuticos

Haddad afirma que não seremos enganados pelos EUA na véspera do aumento das tarifas

Embaixador japonês viajará aos EUA para discutir acordos sobre tarifas de automóveis
As reuniões do Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais contaram com a presença de mais de 160 representantes públicos, mais de 220 representantes privados e mais de 120 entidades privadas (empresas, associações, federações).
A taxa de 50% sobre as importações brasileiras foi divulgada em 9 de julho. Posteriormente, o vice-presidente Geraldo Alckmin realizou duas reuniões com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, conforme informações do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A equipe econômica ainda espera a avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o plano de contingência, mesmo com a taxa tendo entrado em vigor nesta quarta-feira (6).
Entre as medidas analisadas, encontram-se um programa de proteção ao trabalhador e o estímulo a empresas de setores impactados pela tarifação.
O ministro Alckmin, que também preside o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, afirmou que o Brasil está apto a entrar com recurso contra a tarifação.
Na mesa de negociação, também se encontra um plano de ação conjunto entre Brasil e Estados Unidos para a exploração de minerais críticos. A sugestão foi feita pela Amcham Brasil e a US Chamber of Commerce a Alckmin. O vice-presidente não rejeitou a proposta.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)