Taxa elevada: Brasil ainda não possui plano de ação após 29 reuniões com setores

Aumento de 50% em impostos sobre certas importações do Brasil terá início nesta quarta-feira (6); governo econômico espera aprovação de Lula sobre o pla…

06/08/2025 0:34

1 min de leitura

Taxa elevada: Brasil ainda não possui plano de ação após 29 reuniões com setores
(Imagem de reprodução da internet).

O grupo governamental brasileiro que negocia as tarifas comerciais norte-americanas conduziu, até o presente momento, pelo menos 29 reuniões com o setor produtivo para coletar propostas sobre como agir diante da tarifa de 50% sobre as importações brasileiras, que entra em vigor nesta quarta-feira (6).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Três dos encontros foram marcados com a participação de empresas americanas. As reuniões ocorreram nos dias 16, 27 e 29 de julho. Entre os envolvidos, estavam representantes da Meta, Amazon, Apple e Google.

O último encontro entre o governo brasileiro e as grandes empresas americanas também contou com a participação de William Kimmitt, da Secretaria de Comércio dos Estados Unidos.

Leia também:

As reuniões do Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais contaram com a presença de mais de 160 representantes públicos, mais de 220 representantes privados e mais de 120 entidades privadas (empresas, associações, federações).

A taxa de 50% sobre as importações brasileiras foi divulgada em 9 de julho. Posteriormente, o vice-presidente Geraldo Alckmin realizou duas reuniões com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, conforme informações do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A equipe econômica ainda espera a avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o plano de contingência, mesmo com a taxa tendo entrado em vigor nesta quarta-feira (6).

Entre as medidas analisadas, encontram-se um programa de proteção ao trabalhador e o estímulo a empresas de setores impactados pela tarifação.

O ministro Alckmin, que também preside o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, afirmou que o Brasil está apto a entrar com recurso contra a tarifação.

Na mesa de negociação, também se encontra um plano de ação conjunto entre Brasil e Estados Unidos para a exploração de minerais críticos. A sugestão foi feita pela Amcham Brasil e a US Chamber of Commerce a Alckmin. O vice-presidente não rejeitou a proposta.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)