Alex Medeiros @alexmedeiros1959
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando morava na Rua Dez de Janeiro, em Cotia, SP, há 40 anos, os primeiros salários me proporcionaram uma assinatura do jornal Folha de S. Paulo (eu era viciado na Ilustrada) e uma coleção de discos da banda americana The Turtles, com seus sucessos entre 1965 e 1970, incluindo os clássicos “Happy Together” e “Elenore”, que ouvia na Esquina do Rock, em Candelária.
Atualmente, completam-se 60 anos da criação do grupo formado por seis amigos que conheceram-se em uma escola da Califórnia, unidos pelo amor ao rock e ao folk, e admiradores de Bob Dylan, Beatles, Rolling Stones e Jimi Hendrix. Inicialmente, a formação contava com Kaylan (compositor e vocalista), Volman (guitarrista e vocalista), Al Nichol (guitarrista), Chuck Portz (baixista), Don Murray (baterista) e Jim Tucker (violonista). Posteriormente, outros músicos se juntaram à equipe, e as Tartarugas continuam a se apresentar até hoje.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As Tartarugas iniciaram e continuaram como uma banda autêntica, apresentavam-se bem ao vivo, interpretavam suas próprias músicas, participavam de filmes e eram destaque em programas de televisão como o Ed Sullivan. Além disso, possuíam uma gravadora independente.
Tudo começou dois anos antes, em 1963, com a formação de um dueto com os amigos Volman e Kaylan, que se tornou um quarteto na companhia de Chuck e Nichol. Em 1964, o grupo iniciou a gravação de sucessos com a influência do cantor Bob Dylan.
LEIA TAMBÉM!
Não se trata de ignorar o menestrel de Minnesota, mas a partir de 1964, a banda alcançou reconhecimento internacional com hits como “Happy Together”.
O sucesso global de “Happy Together” continua, aparecendo em filmes e propagandas, e a banda se mantém relevante ao longo do tempo. As tartarugas, com 60 anos, também foram populares no Brasil, com a música “Surfer Dan”, um hit de 1968 que serviu de trilha sonora para a novela “Beto Rockfeller”, exibida na TV Tupi.
Artigos publicados mediante assinatura não refletem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de inteira responsabilidade do autor.
Fonte por: Tribuna do Norte
