O aumento previsto nas tarifas comerciais por Donald Trump pode impactar 10 mil empresas brasileiras que comercializam com os Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o CEO da Amcham, Abraão Neto, em entrevista à CNN Money, a medida teria um impacto de mais de 3,2 milhões de empregos no Brasil, evidenciando a magnitude das possíveis consequências econômicas.
As exportações brasileiras para o mercado americano são de grande importância para o setor de alta tecnologia.
LEIA TAMBÉM!
O Brasil depende de 50% de todas as suas exportações de bens de alta intensidade tecnologicamente, portanto, um aumento [nas tarifas] dessa magnitude tornaria quase inviável uma parte relevante das exportações brasileiras, afirmou Neto.
Essa situação impactaria vários setores da economia brasileira, incluindo o agro e o industrial, segundo a avaliação do diretor-executivo da Amcham.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As novas tarifas teriam efeitos em diversos setores, como o industrial, agropecuário e toda a produção nacional. A medida poderia afetar principalmente as empresas exportadoras, além de todo o sistema econômico que depende dessas atividades comerciais.
Os impactos da inflação nos Estados Unidos.
As exportações brasileiras também exercem um papel fundamental na economia americana, oferecendo insumos cruciais para a produção e produtos destinados ao consumidor.
O Brasil é responsável pela exportação da maior parte de produtos como suco de laranja e café, além de aço, aeronaves, máquinas, equipamentos e materiais para a construção civil.
Petróleo, café e aeronaves: principais produtos exportados do Brasil para os Estados Unidos.
Fonte por: CNN Brasil