A intensificação da crise comercial pode afetar a importação de equipamentos como ressonância magnética, tomógrafos e aparelhos de anestesia; a procura …
A imposição de uma tarifa de 50% pelos Estados Unidos ao Brasil pode elevar em até 30% o custo de insumos médicos, se o governo brasileiro implementar medidas de retaliação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A repercussão impactaria diretamente o setor de saúde, que importa aproximadamente US$ 1,7 bilhão em produtos médicos dos Estados Unidos.
O Brasil importa anualmente cerca de US$ 9 bilhões em produtos para o setor da saúde, dos quais 60% são destinados ao mercado público, abrangendo hospitais públicos e Santa Casas.
Nas importações americanas, essa proporção pode atingir 70% do valor total.
A troca de fornecedores dos Estados Unidos por outros países apresenta desafios consideráveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo Paulo Henrique Fraccaro, CEO da Abimo (Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos), a transição levaria entre um e dois anos, devido à exigência de registros junto às autoridades sanitárias, processos de validação, certificação em laboratórios e treinamento de usuários.
Entre os produtos importados dos Estados Unidos destacam-se equipamentos de grande porte, incluindo aqueles para ressonância magnética, tomografias, aparelhos de raio-X e equipamentos de anestesia empregados em procedimentos cirúrgicos.
A troca de fornecedores pode permitir a inclusão de produtos da China, Índia ou Turquia.
A vivência por conta da pandemia de Covid-19 demonstra os perigos de uma flexibilização precipitada nas importações de equipamentos médicos.
A simplificação dos procedimentos de registro e inspeção levou à compra de equipamentos inadequados, muitos dos quais não operaram.
Revisado por João Nakamura, da CNN, em São Paulo
Brasil exporta petróleo, café e aeronaves para os Estados Unidos.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.