Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, afirmou, na quarta-feira (23.jul.2025), ter confrontado o presidente da Sabesp, Carlos Piani, para que ele acelerasse a recuperação da poluição dos rios Tietê e Pinheiros, a fim de que ambos possam ser utilizados para banho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao confrontar o Carlos Piani com a afirmação de que “Nós vamos nadar no Tietê”, e ele responder com “Eu vou treinar”, foi lançado o desafio. Estão-se, portanto, colocando essa questão em evidência. E diz-se que “Isto é possível”, conforme declarado pelo governador paulista, segundo o g1.
Formulário de cadastro
LEIA TAMBÉM!
As declarações de Tarcísio foram proferidas em evento de comemoração do 1º ano de privatização da Sabesp, realizado no Auditório do Ibirapuera, na capital paulista.
Quando os russos enviaram um cachorro ao espaço, o então presidente dos EUA, John F. Kennedy, afirmou que, até o final da década, enviaria um homem à Lua. Pode parecer improvável, mas eles conseguiram. Será que é impossível termos um rio Tietê despoluído, um rio Pinheiros despoluído? Será possível observar a carga orgânica diminuindo, que é possível integrar esses rios ao espaço urbano?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme apurado pelo g1, a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, declarou que a remoção da poluição do rio Tietê e de seus afluentes principais, conforme o contrato, deverá ser finalizada até 2029.
Tarcísio afirmou que a recuperação dos dois rios ocorrerá com o cumprimento das metas de universalização dos serviços de água e esgoto da Sabesp. Na cerimônia, a Sabesp anunciou um plano de investimento de aproximadamente R$ 70 bilhões para universalizar o acesso até 2029.
A empresa se comprometeu a executar, em cinco anos, a quantidade de conexões de água e esgoto que seria realizada em cinquenta anos. Para atingir essa meta, a Sabesp declarou que aumentará em 2,5 vezes o número de instalações feitas nos municípios atendidos a partir deste ano.
Fonte por: Poder 360