Tarcísio promove a criação de ligação entre Estados Unidos e empresários brasileiros
Governador de São Paulo busca evitar confronto político e reduzir a tensão com exportadores na busca por um encarregado de negócios nos Estados Unidos.

Após a repercussão negativa entre empresários sobre o aumento tarifário anunciado por Donald Trump, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), assumiu a missão de ser o interlocutor dos setores com o governo norte-americano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governador de SP tem sido contatado por integrantes do setor, que demonstram preocupação com o que poderá ser aplicado a partir de agosto.
Sob pressão, Tarcísio iniciou a estratégia em uma reunião com o encarregado de negócios dos Estados Unidos, Gabriel Escobar.
Leia também:

EUA: Governo suspende detenções de imigrantes sem justificativa “razoável”

Real Madrid formaliza a chegada de lateral por valor superior a 300 milhões de reais

Debate sobre aumento de tarifas segue rota que não beneficia o Brasil, afirma Roriz Coelho
Posteriormente, utilizou-se as redes sociais para corroborar o encontro. Anterior e subsequente à conversa, o governador esteve com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Nos últimos dias, o ex-presidente tem afirmado que não deve buscar contato com integrantes do governo norte-americano para solucionar a crise.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo fontes da CNN, ao atuar como mediador no diálogo, Tarcísio ameniza o desgaste com empresários, em um cenário de negociação complexa para o governo federal.
Ao mesmo tempo, distancia-se do confronto político entre esquerda e direita gerado pela carta de Trump.
Esta semana, o governador foi criticado diretamente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O petista afirmou que Tarcísio não conseguirá disfarçar sua proximidade com Donald Trump.
Já pelo lado do governo federal, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta sexta-feira (11) que o governo brasileiro terá desdobramentos nos próximos dias em resposta à tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.
Alckmin será responsável por coordenar o diálogo com o setor empresarial para definir as ações do Brasil diante da tarifa americana.
Com informações de Fernanda Tavares e Pedro Teixeira.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.