Tarcísio e Caiado se manifestam juntos em apoio à reforma agrária
Candidatos com possibilidade de ocupar o Planalto, assim como governadores de São Paulo e Goiás, apoiam alterações no licenciamento ambiental.

Os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Ronaldo Caiado (União-GO) manifestaram críticas em relação às ações de movimentos sem terra durante o GAFFF (Global Agribusiness Festival), evento que congregou empresários do agronegócio na quinta-feira (5.jun.2025) no Allianz Parque, em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os dois possíveis candidatos ao Palácio do Planalto em 2026 contavam com o apoio de outros dois governadores ligados ao setor: Eduardo Riedel (PSDB), de Mato Grosso do Sul, e Antônio Denarium (PP), de Roraima.
Tarcísio afirmou que em São Paulo “não há invasão de terra, não tem Abril Vermelho, não tem Carnaval Vermelho, só tem azul, verde e amarelo”. A frase, referência a jornadas de mobilização de movimentos sem terra, foi uma repetição do que o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, declarou na Agrishow, em abril de 2025.
Leia também:

Semana crucial define o futuro das tarifas e possíveis novas sanções dos EUA contra o Brasil

“Basura” e “repugnante”; oposição reage à decisão sobre o Holocausto

Inglaterra decidirá nesta sexta-feira sobre o bloqueio de Paquetá
Caiado declarou que qualquer pessoa que realize movimentação em áreas rurais no estado de Goiás será encaminhada à “delegacia para responder por invasão”. Adotou uma postura firme em suas críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando que o governo do petista é “sem planejamento”, com “gastos perdulários e populistas” e “não é simpático à agropecuária”.
Os governadores, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), participaram de um painel conduzido por Rafael Furlanetti, sócio-diretor institucional da XP Investimentos. No começo da reunião, todos se uniram para cortar uma faixa que marcava a abertura do evento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pautas ambientais
Tarcísio e Caiado defenderam alterações no licenciamento ambiental, buscando regras mais flexíveis, em apoio ao setor agro. O tema está em discussão no Congresso Nacional. Segundo o governador, o Brasil possui “empreendimentos de baixo potencial degradador e ambiente mais resiliente”.
Já Caiado defendeu a exploração de petróleo na Margem Equatorial brasileira, na costa norte, entre o Amapá e o Rio Grande do Norte. Integrantes do governo Lula, incluindo o próprio presidente, são favoráveis a essa exploração. Contudo, o plano enfrenta resistência de ambientalistas.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.