Taiwan inicia manobra militar em resposta a ameaça de ataque da China
Testes de operações avaliam a descentralização de comando em ataques a sistemas de comunicação e incorporam a participação da população em ações de defesa.

Taiwan iniciou nesta quarta-feira (9.jul.2025) os maiores exercícios militares de sua história, simulando ataques aos sistemas de comando e infraestrutura em preparação para um possível cenário de invasão chinesa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os exercícios anuais Han Kuang mobilizam 22.000 reservistas e, pela primeira vez, utilizam mísseis desenvolvidos internamente. As fases iniciais concentram-se em avaliar como as Forças Armadas podem descentralizar o comando em caso de ataque aos sistemas de comunicação.
De acordo com informações da Reuters, nos próximos 10 dias, o treinamento se ampliará para avaliar a prontidão de combate contra uma tentativa de tomada total da ilha.
Leia também:

Mega-Sena acumula e prêmio atinge R$ 46 milhões

Rafael expõe o mau momento do São Paulo e faz declarações após a derrota

Adam Levine explica o motivo da interrupção de novas tatuagens
Os exercícios foram planejados com base em experiências internacionais recentes. As manobras militares se estenderão pelos próximos dias, abrangendo operações de 24 horas com Exército, Marinha e Força Aérea para defender a costa da Taiwan.
A população civil participará de ações de defesa civil, incluindo a formação de postos de abastecimento de emergência e o emprego dos abrigos subterrâneos recentemente expandidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As operações estão distribuídas em diversos pontos estratégicos da ilha, visando simular uma defesa contra uma invasão em grande escala.
O Ministério da Defesa comunicou que até as 6h, Taiwan identificou 31 incursões de aeronaves chinesas e 7 navios. Desses aviões, 24 atravessaram a linha mediana, a barreira não oficial entre os dois lados.
Os chefes de equipe devem considerar os desafios que seus subordinados podem encontrar e comunicá-los a eles, afirmou um alto funcionário da defesa taiwanesa.
Taiwan avalia os ataques cibernéticos e as campanhas de desinformação como ações de “zona cinzenta” de alta intensidade, que provavelmente antecipariam um ataque chinês mais abrangente.
A China argumenta
O Ministério da Defesa da China declarou que os exercícios militares Han Kuang de Taiwan são apenas um “blefe”.
A China declarou que Taiwan não pode resistir à espada afiada do Exército de Libertação Popular, independentemente das armas utilizadas, conforme afirmou o porta-voz do ministério, Jiang Bin, segundo a emissora estatal CCTV (China Central Television).
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.