Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. Taiwan conduz exercícios militares para evitar uma possível invasão da China

Taiwan conduz exercícios militares para evitar uma possível invasão da China

O Ministério da Defesa e os habitantes de Taipei manifestam preocupação com a possível invasão de Pequim, que alega a soberania sobre o território.

Por: Ricardo Tavares

17/07/2025 20:32

4 min de leitura

Taiwan conduz exercícios militares para evitar uma possível invasão da China
(Imagem de reprodução da internet).

Alertas começaram a ser emitidos em celulares às 13h30 desta quinta-feira (17) na capital de Taiwan, Taipei, com mais de dois milhões de habitantes: “Exercício de Defesa Aérea] Ataque com mísseis. Procurem abrigo imediatamente.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Taiwan conduziu um novo teste relacionado à guerra por trinta minutos.

Os apitos de ataque aéreo ressoaram em edifícios residenciais e arranha-céus. O ruído intenso e alarmante é imediatamente identificável e, para quem já o ouviu.

Leia também:

Blog post image

Nikolas Ferreira foi condenado a pagar R$ 10.000 por publicação de vídeo ofensivo a artista

Blog post image

Música sobre Jair Bolsonaro de tornozeleira se torna viral

Blog post image

Ministério da Educação adquire apenas livros de português e matemática para o ano de 2026

A polícia, utilizando apitos intensos, iniciou os gritos e as ordens para que todos os veículos parassem. Os motoristas precisaram deixar seus carros nos cruzamentos com semáforos intermitentes e buscar refúgio. Os ônibus ficaram imóveis e desocupados em vias habitualmente movimentadas.

Voluntários da defesa civil com coletes amarelos conduziram as pessoas até abrigos, porões e shoppings subterrâneos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O sistema de metrô de Taipei, conhecido como MRT, com ar-condicionado, continuou operando, apesar das instruções para que os passageiros permanecessem nas plataformas.

A cidade ficou deserta. Lojas fecharam suas portas e clientes, junto com funcionários, assistiam às ruas se tornarem vazias em questão de segundos.

A crescente influência econômica e militar da China representa um desafio para os Estados Unidos e seus aliados.

A finalidade desta atividade anual é a ameaça latente, porém constante, de um ataque ou invasão pelo país vizinho de Taiwan, localizado ao noroeste. O Partido Comunista da China reivindica Taiwan como seu próprio território e pode utilizá-la pela força, se necessário.

Apesar de Taiwan, uma democracia, ter experiência com tais ameaças há muito tempo, a invasão da Ucrânia pela Rússia, a retórica cada vez mais agressiva do líder chinês Xi Jinping e o conflito no Oriente Médio demonstraram o que pode ocorrer se a paz se desestabilizar.

“Me sinto ansioso ao ouvir o apito. Apesar da China estar sempre presente, quando as sirenes soam, isso me recorda da grande ameaça que existe ao nosso redor”, declarou Carl Chu, residente de Taipei.

Chu declarou que a guerra pode ocorrer a qualquer instante, ressaltando a necessidade de assumir a responsabilidade individual, estar preparado e saber como se defender.

Jessica Fang, outra moradora de Taipei, complementou: “Antigamente, muitos viam esses exercícios como parte da rotina. No entanto, devido aos eventos na Ucrânia e em Israel, este ano parece que uma ameaça está mais próxima de casa.”

A guerra pode ocorrer, seja você quer ou não, portanto é preciso estar preparado para essa possibilidade. Esses exercícios nos fazem levar isso mais a sério, completou Fang.

Exercícios militares em Taiwan

Taiwan uniu, pela primeira vez em 2024, seus dois principais exercícios de defesa civil, Wan An e Min An, em um único exercício de preparação para a ilha inteira: o Exercício de Resiliência Urbana de 2025, realizado em conjunto com o Han Kuang 41, a maior simulação militar da ilha.

Os exercícios deste ano têm duração de dez dias, o dobro da duração anterior. O momento escolhido não é casual. As tensões com Pequim permanecem elevadas. Embora as pesquisas sugiram que a maioria dos taiwaneses não acredita que uma invasão seja iminente, o governo está se preparando com foco e urgência.

Além de sirenes e evacuações, o exercício compreendeu simulações de evacuações em massa e lançamentos de suprimentos de emergência. No distrito de Neihu, em frente ao Hospital Geral Tri-Service, os militares simularam uma resposta real a um ataque com mísseis falso.

Médicos com equipamentos de proteção totais realizaram a simulação do atendimento das vítimas, ao mesmo tempo em que vias adjacentes foram bloqueadas.

Na Taiwan, mais de 22 mil reservistas, um aumento de quase 50% em relação ao ano anterior, participam de exercícios que abrangem desde o combate urbano até a defesa cibernética.

Nos últimos dias, soldados conduziram exercícios em túneis de metrô e salas de exposição, transformando a infraestrutura civil em campos de batalha de teste.

O Ministério da Defesa ressaltou a prontidão militar e o envolvimento público, abrangendo novas ações de contato com estrangeiros em Taiwan, com orientações em inglês sobre os procedimentos e locais a serem consultados.

O governo também está incentivando os cidadãos a baixar mapas de abrigos, aprender rotas de evacuação e identificar os diversos sinais das sirenes.

Assim que o apito de “tudo limpo” soou em Taipei, a cidade retomou rapidamente o normal.

Em poucos segundos, o trânsito e os pedestres voltaram às ruas, com as pessoas seguindo em frente e buscando se proteger do calor e da umidade do verão. A maioria acredita que, na próxima vez que ouvirem sirenes, será outro tipo de exercício.</

Fonte por: CNN Brasil

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
ChinaInvasãoTaiwan
Foto do Ricardo Tavares

Autor(a):

Ricardo Tavares

Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.

Imagem do post

Mais Notícias

Nikolas Ferreira foi condenado a pagar R$ 10.000 por publicação de vídeo ofensivo a artista

23/07/2025 13:23 | 1 min de leitura

● Atrizes e atores de “Operação Cupido” se reúnem após 27 anos

23/07/2025 13:19 | 1 min de leitura

● 5 sugestões de pratos com ingredientes ricos em vitamina D para o almoço

23/07/2025 13:18 | 2 min de leitura

● Oruam e MC Pozo do Rodo: compreenda as distinções entre os dois casos

23/07/2025 13:11 | 1 min de leitura

● Brasil acusa que é “atalho perigoso para a guerra” a medida do tarifário de Trump na Organização Mundial do Comércio

23/07/2025 13:07 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!