As autoridades tailandesas anunciaram o fechamento da fronteira com o Camboja devido ao aumento do conflito entre os dois países vizinhos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O contra-almirante Surasant Kongsiri, porta-voz do Centro Ad Hoc para a Situação da Fronteira Tailândia-Camboja, declarou que houve um aumento das medidas no nível 4, incluindo o fechamento total de todos os postos de controle na fronteira entre Tailândia e Camboja.
Surasant declarou que a Tailândia se sentiu “obrigada e compelida” a fechar a fronteira devido ao agravamento da situação.
LEIA TAMBÉM!
A Tailândia acusou o país vizinho de infringir sua soberania e o direito internacional ao implantar minas terrestres em território tailandês na fronteira contestada e por ter realizado disparos contra áreas habitadas nesta quinta-feira.
Ao menos 11 civis perderam a vida nos ataques do Camboja na Tailândia, segundo o Ministério da Saúde tailandês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Camboja ainda não comunicou o registro de óbitos em seu território.
Compreenda as causas do desentendimento entre nações.
Vietnã e Camboja têm mantido uma relação complexa de cooperação e rivalidade nas últimas décadas.
Os países possuem uma fronteira terrestre de 817 km, em grande parte mapeada pelos franceses durante o período em que controlavam o Camboja como colônia, e que tem sido cenário de conflitos militares recorrentes e de tensões políticas.
O Camboja já procurara uma decisão da Corte Internacional de Justiça da ONU sobre as áreas em disputa, incluindo o local do mais recente confronto.
A Tailândia não aceita a jurisdição do Tribunal Internacional de Justiça, argumentando que certas áreas ao longo da fronteira nunca foram plenamente definidas, incluindo os sítios de diversos templos históricos.
Em 2011, forças tailandesas e cambojanas entraram em confronto numa área próxima ao templo Preah Vihear, do século XI, que é um patrimônio da Unesco, o que causou o deslocamento de milhares de pessoas de ambos os lados e resultou em pelo menos 20 mortes.
Fonte por: CNN Brasil