Um ucraniano suspeito de integrar a equipe de coordenação da operação de sabotagem contra os gasodutos Nord Stream, no Mar Báltico, em 2022, foi detido nesta quinta-feira, 21, na Itália, segundo a Procuradoria Federal da Alemanha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A procuradoria federal alemã determinou a prisão, em cumprimento de um mandado europeu, do cidadão ucraniano Serhii K. pela polícia italiana na província de Rimini.
Serhii K. fazia parte de um grupo de indivíduos que, em setembro de 2022, plantou explosivos nos gasodutos Nord Stream 1 e Nord Stream 2, próximo à ilha (dinamarquesa) de Bornholm, conforme escreveu a Procuradoria federal da Alemanha, especializada em casos de terrorismo.
LEIA TAMBÉM!
Ele é provavelmente um dos coordenadores da operação de sabotagem.
Em 26 de setembro de 2022, foram identificados quatro incidentes de vazamento nos gasodutos Nord Stream 1 e 2, na ilha dinamarquesa de Bornholm, que ligam a Rússia à Alemanha e que estão no cerne de tensões geopolíticas desde o início da guerra na Ucrânia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nenhum deles estava em funcionamento no momento dos incidentes. Moscou já havia cessado o envio de gás através do Nord Stream 1 em razão do conflito entre a Rússia e os países europeus que apoiam a Ucrânia. O Nord Stream 2 não foi posto em operação.
De acordo com o Ministério Público alemão, “para o transporte, ele e seus cúmplices utilizaram um veleiro que havia partido de Rostock”, um porto alemão no Mar Báltico.
O barco de aluguel foi cedido a uma empresa alemã utilizando documentos de identidade falsos, através de intermediários.
As explosões ocorreram em 26 de setembro de 2022, conforme lembra a Procuradoria, causando sérios danos aos dois gasodutos.
Após ser encaminhado pelas autoridades italianas para a Alemanha, o suspeito ucraniano comparecerá perante um juiz do Tribunal Federal de Justiça alemão.
Fonte por: Carta Capital