Suprema Corte dos EUA suspende tarifas de 2025, abrindo caminho para reembolsos ao setor agropecuário brasileiro. O café pode ser o grande beneficiado!
A recente decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de suspender as tarifas impostas em 2025 pelo governo de Donald Trump abre espaço para que setores agropecuários do Brasil solicitem reembolso pelas perdas decorrentes de vendas não realizadas devido às sobretaxas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fontes do setor, que preferem não se identificar, comentaram sobre a situação ao CNN Agro.
Um dos setores que pode se beneficiar dessa decisão é o café brasileiro. Até o ano passado, os Estados Unidos eram o principal comprador do grão arábica. Contudo, com a aplicação de tarifas de 50%, as exportações sofreram uma queda significativa, impactando também os consumidores americanos, que enfrentaram um aumento de 30% a 40% no preço da bebida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com um especialista em café, já estão em andamento conversas entre traders brasileiros e entidades dos EUA. A corte americana declarou, na última sexta-feira (20/2), a ilegalidade das tarifas. Um analista consultado pela reportagem indicou que as sobretaxas de 10% devem ser eliminadas, embora haja a possibilidade de Donald Trump contestar essa decisão.
Autor(a):
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.