O diretor de arte e produtor Stuart Craig faleceu no domingo (7), aos 83 anos. Ele é reconhecido por seu trabalho nos filmes da franquia “Harry Potter”, “Ligações Perigosas” (1988) e “Um Lugar Chamado Notting Hill” (1999).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O perfil nas redes sociais das séries que acompanham a vida dos bruxos publicou uma mensagem lamentando o falecimento do profissional. “Estamos profundamente tristes com a notícia do falecimento de Stuart Craig. Sem ele, este maravilhoso mundo de imaginação e magia não teria sido possível”, escreveram.
A página do Facebook da British Film Designers Guild, associação de diretores e designers de cinema britânicos a que o diretor de arte pertencia, divulgou um texto em sua homenagem, assinado pelo colega Neil Lamont.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Stuart era extremamente generoso com seu tempo e seus conselhos, sempre disposto a compartilhar conhecimento e apoiar seus colegas. Tenho convicção de que, caso alguém fosse questionado sobre com qual designer preferia trabalhar, a resposta seria, sem dúvida, Stuart Craig. E qualquer pessoa que o conheceu certamente recordaria desse encontro para sempre. Revivo constantemente os momentos que passei com ele – ele jamais será esquecido. Sentiremos profundamente sua falta.
Stuart Craig nasceu em 1942, na Inglaterra, e iniciou sua carreira como cenógrafo na década de 1960. Seu primeiro trabalho como designer de produção foi em “Saturno 3” (1980) e, no ano seguinte, foi indicado ao Oscar por “O Homem Elefante”, também de 1980.
LEIA TAMBÉM!
Em 1983, recebeu seu primeiro prêmio na categoria Melhor Direção de Arte pelo filme “Gandhi”, e outros por “Ligações Perigosas” (1988) e “O Paciente Inglês” (1996). Além disso, foi indicado em cinco filmes da série “Harry Potter”.
Craig abandonava Patricia Stangroom e seus dois filhos.
A publicação compartilhada por Harry Potter (@harrypotter)
Saoirse Ronan afirmou não ter superado a perda de seu papel em “Harry Potter”.
Fonte por: CNN Brasil
