Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Política
  3. STF retomará a análise da responsabilização das plataformas digitais na semana seguinte

STF retomará a análise da responsabilização das plataformas digitais na semana seguinte

A discussão é retomada após os EUA anunciarem que restringirão vistos para autoridades que “censuram” americanos.

Por: Lara Campos

29/05/2025 16:01

4 min de leitura

STF retomará a análise da responsabilização das plataformas digitais na semana seguinte
(Imagem de reprodução da internet).

O ministro do STF, Roberto Barroso, determinou que a Corte retomará o julgamento sobre a responsabilização das redes sociais por conteúdos de usuários na próxima 4ª feira (4.jun.2025).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A conversa retomou-se após o governo de Donald Trump (Partido Republicano) anunciar que restringiria vistos para autoridades que “censuras” os norte-americanos e empresas de tecnologia. Embora não esteja claro se as sanções incluem autoridades brasileiras como o ministro Alexandre de Moraes, em 21 de maio, o secretário de Estado, Marco Rubio, afirmou que o magistrado poderia ser um alvo.

O Supremo Tribunal analisa a validade de um artigo do Marco Civil da Internet, que determina que a remoção de determinados conteúdos ocorra somente após decisão judicial. O julgamento ainda não está no calendário oficial do STF, mas será formalizado ao longo do dia.

Leia também:

DF - BOSLONARO/PF/BUSCAS/MEDIDAS RESTRITIVAS - POLÍTICA - O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, deixa a sede do Partido Liberal (PL), em Brasília, para ir para casa devido às medidas restritivas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira 18 de julho de 2025. Bolsonaro colocou tornozeleira eletrônica, além de precisar se submeter a recolhimento domiciliar das 19h às 7h, em dias úteis, e durante todo o final de semana. O ex-presidente também foi proibido de acessar redes sociais e não poderá se comunicar com diplomatas ou embaixadores estrangeiros. 18/07/2025 - Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

Bolsonaro afirma que permanecerá em silêncio e solicita esclarecimentos de Moraes sobre suas limitações

Blog post image

Brasil avança na criação de sistema de navegação por satélite próprio, visando diminuir a dependência dos EUA

Blog post image

Indivíduo é preso sob suspeita de ter assaltado o deputado Delegado Olim e roubado um relógio Rolex

Os ministros Dias Toffoli e Luiz Fux votaram pela derrubada da necessidade de ordem judicial para remover conteúdos considerados ilícitos. Alexandre de Moraes abriu divergência e votou pela manutenção da decisão judicial apenas nos casos que configuram crimes contra a honra.

O julgamento começará com o voto do ministro André Mendonça, que devolveu o caso para análise na segunda-feira (26.mai) após pedido de vista (mais tempo para avaliar o tema).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A AGU (Advocacia-Geral da União) solicitou ao STF a adoção de medidas urgentes para combater a desinformação digital e a violência nas redes sociais. O órgão atua em nome do governo na ação.

O julgamento, conforme previsto pelo Poder360, retorna em um momento em que o governo começa a debater novas propostas para a regulamentação das redes sociais. Contudo, o texto ainda não está finalizado para ser encaminhado ao Congresso e o STF deverá concluir a discussão do tema antes disso.

Restrições

As restrições de visto para autoridades estrangeiras foram anunciadas na quarta-feira (28.mai). Em declaração em seu perfil no X (ex-Twitter), Marco Rubio disse que o país vai impor restrições a autoridades estrangeiras acusadas de serem “cúmplices de censura a norte-americanos”. Segundo ele, países da América Latina estão entre os alvos da medida.

O governo dos EUA não divulgou uma lista oficial com os nomes afetados pela medida, mas ressaltou que o objetivo é assegurar os direitos constitucionais dos cidadãos norte-americanos, mesmo quando estiverem no exterior.

A declaração de Rubio sobre possíveis sanções a Moraes ocorreu em sessão onde congressistas discutiam a aplicação da Lei Magnitsky. A legislação permite que o governo dos EUA imponha punições a pessoas acusadas de violações de direitos humanos, incluindo impedir a entrada no território, bloqueio de bens e ativos no país e a proibição de realizar transações comerciais com empresas locais.

Rubio pode evitar a emissão de vistos utilizando sua autoridade como secretário de Estado. Contudo, o emprego da Lei Global Magnitsky demandaria debates mais complexos e prolongados com o Departamento do Tesouro.

Redução otimiza.

Juízes do Supremo Tribunal Federal reduziram à mínima a importância das restrições anunciadas pelo representante do governo dos Estados Unidos. Antes da sessão plenária na quarta-feira (29.mai), Barroso declarou a jornalistas que “nada aconteceu” para que ele precisasse se manifestar.

A apuração do Poder360 revelou que alguns membros do Supremo consideram que a influência das grandes empresas de tecnologia na gestão do governo Trump tem impactado as alegações sobre “censura” atribuídas a Moraes e ao Judiciário brasileiro. Além disso, há a articulação do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

O filho de Jair Bolsonaro (PL) deixou o cargo em março e reside nos Estados Unidos. Em entrevistas e postagens nas redes sociais, o deputado discorre sobre “preconceitos” praticados por Moraes e articula medidas junto ao Congresso americano contra o magistrado.

Na segunda-feira (26.mai), após solicitação da PGR (Procuradoria Geral da República), Moraes determinou a abertura de um inquérito contra Eduardo para apurar sua atuação no país. A autoridade indicou que as ações do deputado são uma tentativa de “intimidar” autoridades públicas em relação à ação penal no Supremo contra seu pai sobre a tentativa de golpe de Estado.

Fonte por: Poder 360

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
censuradesinformação digitalEduardo BolsonaroLei Magnitskyredes sociaisregulamentação redes sociaisResponsabilização plataformas digitaisrestrições de visto
Foto do Lara Campos

Autor(a):

Lara Campos

Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.

Imagem do post

Macroeconomia

Executivo aprimora estimativa de resultado e indica falta de R$ 26,3 bilhões em 2025

22/07/2025 21:30 | 1 min de leitura

● Novo documentário expõe os bastidores controversos de programa de emagrecimento

22/07/2025 21:27 | 1 min de leitura

● A ONU declara que “o futuro da energia limpa já não é mais uma promessa”

22/07/2025 21:25 | 2 min de leitura

● Advogado de Eduardo Viana solicita intervenção do STF para evitar posse em cargos ministeriais

22/07/2025 21:17 | 1 min de leitura

● Lula oficializa a iniciativa de implementação de curso de medicina no Espírito Santo

22/07/2025 21:15 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!