Investigação sobre fraudes bilionárias do Banco Master avança! Polícia Federal planeja quebrar sigilo de fundo ligado a Dias Toffoli. Descubra os detalhes!
Os investigadores que atuam nas apurações das fraudes bilionárias do Banco Master planejam solicitar ao STF a quebra de sigilo do fundo Maridt, que está vinculado a familiares do ministro Dias Toffoli. A Polícia Federal busca averiguar se o ministro cometeu crimes de corrupção passiva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até o momento, Toffoli não é considerado alvo da investigação.
Além disso, outras diligências serão requisitadas para rastrear o fluxo de dinheiro do banqueiro e investigar possíveis pagamentos ao juiz da Suprema Corte. Essas informações foram mencionadas em conversas obtidas nos celulares de Vorcaro e estão presentes em um relatório de cerca de 200 páginas entregue ao presidente do STF, Edson Fachin.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fontes consultadas indicam que os agentes da PF esperam que o novo relator do caso possa acelerar as investigações. A experiência do ministro Mendonça na relatoria de fraudes do INSS é vista como positiva, e ele é considerado um magistrado “correto”.
Conforme informações da revista Piauí, a PF encaminhou os autos do inquérito ao STF ao encontrar indícios de crime por parte do magistrado, que estava sob sua responsabilidade. O relatório da polícia se baseou no artigo 33 da Lei Orgânica da Magistratura, que se aplica quando há indícios de crime por parte de um juiz.
O ministro Dias Toffoli tem negado repetidamente qualquer ilegalidade. No entanto, após a divulgação do relatório da PF, ele reconheceu pela primeira vez ser um dos sócios do fundo Maridt, que tinha participação em um fundo relacionado a Vorcaro.
Segundo a nota do gabinete do ministro, todas as operações ocorreram de forma regular, e as declarações financeiras da empresa e de seus acionistas foram devidamente aprovadas.
A CNN Brasil tentou contato com o gabinete de Dias Toffoli, mas ainda não recebeu resposta. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.
Autor(a):
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.