STF dá início ao Ano Judiciário de 2026 com cerimônia marcada por discursos de autoridades

O STF dá início ao Ano Judiciário de 2026 com uma cerimônia em Brasília, marcada por discursos de autoridades e reflexões sobre o papel da Corte. Não perca!

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Abertura do Ano Judiciário de 2026 no STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia o ano Judiciário de 2026 nesta segunda-feira (2) com uma cerimônia no plenário da Corte, em Brasília. O evento marca a volta oficial dos trabalhos após mais de um mês de recesso e contará com a presença de autoridades dos Três Poderes e representantes do sistema de Justiça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Programada para começar às 14h, a solenidade seguirá um rito tradicional, com discursos breves e em uma ordem previamente estabelecida. O presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin, será o responsável por abrir a cerimônia com seu pronunciamento.

Após um recesso conturbado, que envolveu o caso do Banco Master, o discurso de Fachin enfatizará a importância do respeito à Suprema Corte e ao seu papel institucional. Em seguida, discursarão o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além deles, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Beto Simonetti, também farão suas considerações. Após a solenidade no STF, o presidente do Tribunal participará da sessão solene que marca a abertura do ano legislativo de 2026, onde terá a oportunidade de discursar para deputados e senadores.

LEIA TAMBÉM!

Autor(a):

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.

Sair da versão mobile