STF condena Bolsonaro por envolvimento em golpe e abolição do Estado
A maioria da Primeira Turma rejeitou a ideia da “absorção” de um crime por outro.
A maioria da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal restabeleceu a distinção entre o crime de golpe de Estado e a abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão implica que a Primeira Turma consolidará as penas dos dois crimes ao determinar as penas de Jair Bolsonaro (PL) e dos demais sete réus do núcleo central da trama golpista, condenados nesta quinta-feira 11.
Os votos foram de Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Luiz Fux se isolou, seguindo sua posição em favor da absolvição de Bolsonaro e outros acusados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para Fux, o crime de golpe de Estado deveria “absorver” o de abolição na definição da dosimetria. “Repete-se: o golpe é um meio para a abolição”, sustentou na quarta-feira 10. “Em qualquer caso, o bem jurídico tutelado pela norma penal é exatamente o mesmo: a vigência do Estado Democrático de Direito, cuja abolição pode ocorrer ou não pela via do golpe de Estado.”
Foi o presidente da turma, Cristiano Zanin, que proferiu o último voto. “Ambos defendem o Estado Democrático de Direito, de maneiras distintas. Assim, não se admite a consunção [absorção], sobretudo quando as ações são temporal e materialmente diferentes, ainda que motivadas pelo mesmo propósito: permanecer no poder de forma ilegítima.”
Leia também:
STF Garante Direito ao Silêncio em Abordagens Policiais – Fachin Decide
Alexandre de Moraes conduz audiência no Rio sobre operação Contenção
Ministro Moraes envia carta rogatória aos EUA para notificar Paulo Figueiredo no caso de golpe de Estado
Verifique as sanções para ambos os delitos:
- Extinção penal por meio de sentença judicial, com penas que variam de quatro a oito anos.
- Tentativa de golpe de Estado: pena de 4 a 12 anos.
A soma das penas pelos cinco crimes pelos quais Bolsonaro foi condenado pode resultar em 43 anos de prisão.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












