STF autoriza o orçamento de R$ 1 bilhão para 2026, com maior investimento em áreas de segurança
A projeção será encaminhada ao Executivo para subsidiar a elaboração da proposta da União.

O Supremo Tribunal Federal autorizou, nesta quinta-feira 7, uma proposta orçamentária de 1 bilhão de reais para o ano de 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A previsão foi aprovada em sessão administrativa e será encaminhada ao Ministério de Planejamento e Orçamento para integrar a proposta orçamentária da União para 2026.
A proposta do STF para o próximo ano apresentou um aumento em relação ao orçamento deste ano, que totalizou 953 milhões de reais.
Leia também:

O MPF (MPF) argumenta no STF (STF) que a criação de um banco de DNA de condenados é legal

O conflito no TSE e no STF em relação ao limite de três mandatos para prefeitos no RJ

Oposição afirma possuir 41 assinaturas para o processo de impeachment de Moraes; veja a lista
O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, ressaltou no relatório que votou a favor da aprovação do orçamento que a Corte se viu compelida a elevar os gastos com segurança devido a “fatores externos”.
Em 2020, o investimento na proteção das instalações e na segurança dos ministros somou 40 milhões de reais. Em 2021, a proposta é de 72 milhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa é uma despesa que possui causas externas ao tribunal. Originária do aumento das hostilidades ao Supremo Tribunal Federal, que é fato público e notório. O risco aumentou a necessidade de investir em infraestrutura, tecnologia e equipamentos, e no incremento de pessoal (servidores e terceirizados), com severo impacto no orçamento, mas inevitável, justificou Barroso.
No relatório, o ministro também declarou que as despesas da Corte estão em conformidade com os parâmetros fiscais.
O ministro complementou que, como apontado no relatório, ao montante das despesas primárias com receitas do Tesouro (obrigatórias e discricionárias), foi adicionado o campo de despesas discricionárias com receitas próprias do tribunal.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)