Steam não consegue regular jogos obtidos ilegalmente da itch.io, que surgem na plataforma
A ausência de critérios de seleção promove não apenas softwares de baixa qualidade na Steam, mas também o desvio do trabalho de outros.

Há tempos usuários da Steam precisam lidar com a falta de crivo da plataforma na seleção do tipo de jogo que pode ou não aparecer em sua loja. Embora o principal problema seja a quantidade de shovelware disponível na plataforma, agora foram identificados jogos roubados também.
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Um desenvolvedor e produtor que se identifica apenas como “me” e, ocasionalmente, “myself”, possuía um extenso catáde jogos indie independentes e de pequena escala na Steam, totalizando mais de 70 títulos. Contudo, a maior parte desses jogos parecia ter sido obtida do itch.io, de outros desenvolvedores, sem a devida autorização.
Até a data desta publicação, pelo menos um dos jogos ainda figura na loja da Valve, o indie VR HardCop 2. Outros títulos de “me” ainda estão listados no SteamDB, mas a maioria deles já não pode mais ser acessada na Steam.
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Dungeon Minesweeper Chronicles e Open Star Fighter são exemplos de jogos que foram lançados no itch.io sem a devida autorização.
A itch.io é uma plataforma voltada para desenvolvedores iniciantes que desejam divulgar seus jogos. A grande parte dos títulos com a assinatura “me” está disponível gratuitamente no site, permitindo que os usuários contribuam com um valor opcional antes do download.
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Devido à facilidade de postar jogos na Steam e à ausência de moderação na plataforma, qualquer aquisição obtida em jogos baixados gratuitamente gerará lucro para o oportunista.
Apesar de usuários reportarem que os jogos foram roubados, ainda é difícil removê-los do ar se o desenvolvedor não entrar em contato com a Valve. HardCop 2, por exemplo, provavelmente ainda está no ar porque seu criador não parece mais ativo, conforme mencionado na página do jogo na itch.io.
Em virtude do grande número de jogos menores surgindo diariamente na plataforma da Valve, torna-se praticamente impossível para um usuário comum identificar quando um título não é de fato desenvolvido ou distribuído pelo produtor original na Steam.
Seria o cenário ideal um processo de moderação eficaz, apto a identificar elementos fundamentais, como a autoria de um jogo específico.
Apesar de não parecer ser uma prioridade para a empresa de Gabe Newell, isso acaba dependendo dos desenvolvedores indie verificarem se o próprio jogo não surgiu repentinamente na Steam. Torna-se bem difícil de realizar se o oportunista se dispuser ao mínimo de esforço para publicar o jogo roubado com outro nome.
Gamepressure
Fonte por: Adrenaline
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.