As fabricantes de automóveis, ao longo do tempo, procuram maneiras de diminuir as emissões dos motores e economizar combustível. Uma solução para isso é o sistema start-stop.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A tecnologia permite desligar o motor do veículo em parada total, similar a situações de trânsito ou semáforos. O automóvel inicia rapidamente ao soltar o pedal do freio ou pressionar o pedal do acelerador.
De acordo com o analista técnico automotivo da Oficina Brasil, Victor Araujo Pedrão, a tecnologia opera através de uma combinação de componentes e sensores que atuam em conjunto com a unidade eletrônica do veículo.
LEIA TAMBÉM!
Estudos e testes conduzidos por fabricantes de automóveis e organizações apontam que o sistema start-stop pode gerar uma economia de até 10% na gasolina, além da diminuição das emissões de CO2 no ambiente.
Segundo o especialista, os automóveis com start-stop possuem um sistema projetado com melhorias para atender aos múltiplos ciclos de ignição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os veículos com sistema start-stop contam com bateria específica para suportar os ciclos de partida. Estas possuem o CCA (Corrente de Partida a Frio) mais elevado, devido ao projeto para fornecer a potência necessária para as constantes reinicializações do motor, complementa o analista técnico.
O sistema start-stop pode ser desativado, normalmente, através de um botão. No entanto, alguns veículos não conseguem desativá-lo em nenhuma situação, como os modelos híbridos da Fiat, Pulse e Fastback.
Um exemplo positivo desse sistema é a BMW, que, segundo Pedrão, utiliza um sistema que monitora a temperatura da bateria, o comportamento do motorista e a condição do tráfego para otimizar o funcionamento.
Etanol ou gasolina: como determinar qual é mais vantajoso.
Fonte por: CNN Brasil