Starship da SpaceX explode no Texas
A empresa confirmou que o décimo voo sofreu uma grande anomalia durante uma bancada de testes; Elon Musk minimizou o incidente: “apenas um arranhão”.
Um foguete Starship da SpaceX, da empresa do bilionário Elon Musk, detonou em um teste de rotina na Starbase, Texas, sem causar ferimentos, segundo informações das autoridades locais divulgadas nesta quinta-feira (19). “Na quarta-feira, às 23h01 (01h01 de quinta em Brasília), durante um teste estático na Starbase, Texas, o Starship 36 da SpaceX enfrentou uma falha grave e explodiu”, declarou uma mensagem publicada no Facebook pelas autoridades do condado de Cameron. Um vídeo acompanhado da mensagem exibe o foguete ligado a um braço de lançamento, seguido por um clarão e uma grande explosão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A SpaceX confirmou na rede X que “a Starship, que se preparava para seu décimo teste de voo, sofreu uma grande anomalia enquanto estava em uma bancada de testes”. A empresa declarou que “uma zona de segurança foi mantida em torno do local durante toda a operação” e que “todo o pessoal está são e salvo”, além de que “a equipe da Starbase está trabalhando ativamente para proteger o local de teste e seu entorno em colaboração com as autoridades locais”. Garantiu, ainda, que “não há perigo para os residentes”.
Musk, que também é proprietário da Tesla e da rede X, pareceu minimizar o incidente: “Só um arranhão”, escreveu em sua rede social esta manhã quinta-feira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Starship não tinha um lançamento previsto para a noite de quarta-feira quando ocorreu a explosão, de acordo com as autoridades do condado de Cameron. Em um teste estático, o lançador do megafoguete permanece ancorado ao solo para evitar a decolagem.
Localizada na costa sul do Texas, perto da fronteira com o México, a Starbase é a sede do projeto espacial do bilionário Elon Musk, proprietário da SpaceX.
Leia também:
Reino Unido impõe 90 novas sanções à infraestrutura petrolífera da Rússia e terminais na China
Venezuela denuncia EUA por facilitar narcotráfico no Caribe e ignora o Pacífico
Cortes de financiamento podem deixar 13,7 milhões em fome extrema, alerta PMA sobre Haiti, Somália e Sudão
A Starship, com 123 metros de altura, é o maior e mais potente foguete já projetado e é fundamental para os planos de Musk de colonizar Marte. Trata-se de um foguete classificado como totalmente reutilizável e possui uma capacidade de carga útil de 150 toneladas métricas.
A explosão nesta quinta-feira não é a primeira para a espaçnave. Em 27 de maio, uma Starship chegou ao espaço, mas explodiu antes da descida prevista para a Terra.
Em duas ocasiões anteriores, em janeiro e março, o estágio superior explodiu no início do voo, gerando uma queda de destroços sobre o Caribe e danos mínimos.
Esses incidentes refletem a abordagem arriscada da empresa de Musk de lançar múltiplos protótipos para corrigir gradualmente os problemas identificados durante as operações.
Nos últimos anos, o magnata se consolidou como um importante player no setor espacial dos Estados Unidos, embora seu relacionamento com o governo esteja sujeito a incertezas após o confronto com o ex-presidente Donald Trump.
Seus foguetes transportam astronautas da Nasa para o espaço, conduzem missões delicadas para o Pentágono e deverão ser cruciais no esperado retorno dos EUA à Lua.
Com informações da AFP
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Sofia Martins
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.












