Starship da SpaceX explode no Texas

A empresa confirmou que o décimo voo sofreu uma grande anomalia durante uma bancada de testes; Elon Musk minimizou o incidente: “apenas um arranhão”.

19/06/2025 11:59

2 min de leitura

Starship da SpaceX explode no Texas
(Imagem de reprodução da internet).

Um foguete Starship da SpaceX , da empresa do bilionário Elon Musk, detonou em um teste de rotina na Starbase, Texas, sem causar ferimentos, segundo informações das autoridades locais divulgadas nesta quinta-feira (19). “Na quarta-feira, às 23h01 (01h01 de quinta em Brasília), durante um teste estático na Starbase, Texas, o Starship 36 da SpaceX enfrentou uma falha grave e explodiu”, declarou uma mensagem publicada no Facebook pelas autoridades do condado de Cameron. Um vídeo acompanhado da mensagem exibe o foguete ligado a um braço de lançamento, seguido por um clarão e uma grande explosão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A SpaceX confirmou na rede X que “a Starship, que se preparava para seu décimo teste de voo, sofreu uma grande anomalia enquanto estava em uma bancada de testes”. A empresa declarou que “uma zona de segurança foi mantida em torno do local durante toda a operação” e que “todo o pessoal está são e salvo”, além de que “a equipe da Starbase está trabalhando ativamente para proteger o local de teste e seu entorno em colaboração com as autoridades locais”. Garantiu, ainda, que “não há perigo para os residentes”.

Musk, que também é proprietário da Tesla e da rede X, pareceu minimizar o incidente: “Só um arranhão”, escreveu em sua rede social esta manhã quinta-feira.

Leia também:

A Starship não tinha um lançamento previsto para a noite de quarta-feira quando ocorreu a explosão, de acordo com as autoridades do condado de Cameron. Em um teste estático, o lançador do megafoguete permanece ancorado ao solo para evitar a decolagem.

Localizada na costa sul do Texas, perto da fronteira com o México, a Starbase é a sede do projeto espacial do bilionário Elon Musk, proprietário da SpaceX.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Starship, com 123 metros de altura, é o maior e mais potente foguete já projetado e é fundamental para os planos de Musk de colonizar Marte . Trata-se de um foguete classificado como totalmente reutilizável e possui uma capacidade de carga útil de 150 toneladas métricas.

A explosão nesta quinta-feira não é a primeira para a espaçnave. Em 27 de maio, uma Starship chegou ao espaço, mas explodiu antes da descida prevista para a Terra.

Em duas ocasiões anteriores, em janeiro e março, o estágio superior explodiu no início do voo, gerando uma queda de destroços sobre o Caribe e danos mínimos.

Esses incidentes refletem a abordagem arriscada da empresa de Musk de lançar múltiplos protótipos para corrigir gradualmente os problemas identificados durante as operações.

Nos últimos anos, o magnata se consolidou como um importante player no setor espacial dos Estados Unidos, embora seu relacionamento com o governo esteja sujeito a incertezas após o confronto com o ex-presidente Donald Trump.

Seus foguetes transportam astronautas da Nasa para o espaço, conduzem missões delicadas para o Pentágono e deverão ser cruciais no esperado retorno dos EUA à Lua.

Com informações da AFP

Fonte por: Jovem Pan

Autor(a):

Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.