Starbucks Vende Controle de Operações na China
A Starbucks anunciou na segunda-feira (3) que transferirá o controle de suas operações na China para a firma de investimentos Boyu Capital. O acordo é avaliado em US$ 4 bilhões, sendo uma das alienações mais significativas de uma unidade chinesa por uma empresa global de consumo nos últimos anos.
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Com o acordo, as empresas formarão uma joint venture, na qual a Boyu terá uma participação de até 60% nas operações de varejo da Starbucks na China. A Starbucks, por sua vez, manterá 40% da joint venture e continuará a ser proprietária e licenciadora da marca e da propriedade intelectual da nova entidade.
Valor do Negócio e Desafios no Mercado
A Starbucks estima que o valor total de seu negócio de varejo na China ultrapassará US$ 13 bilhões. Isso inclui os recursos da venda da participação controladora na joint venture para a Boyu, além do valor da participação retida pela Starbucks no empreendimento.
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A empresa está se desfazendo de parte de suas operações na China em um momento em que sua participação no mercado tem diminuído. Isso se deve à forte concorrência das redes locais de café, que oferecem produtos a preços mais acessíveis, em meio a uma desaceleração econômica que alterou os hábitos dos consumidores.
A participação da Starbucks no mercado chinês, que abriga mais de um quinto de suas cafeterias, caiu para 14% no ano passado, em comparação com 34% em 2019, conforme dados da Euromonitor International.
