A Starbucks registrou resultados superiores às projeções do mercado para a receita do terceiro trimestre fiscal, impulsionada pela estabilidade das vendas na China e pelos investimentos em pessoal, operações de loja e inovação no cardápio, que compensaram as dificuldades relacionadas à redução dos gastos do consumidor no mercado interno.
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As ações da empresa avançaram 4,6%, a US$ 97,02, em negociações voláteis pós-mercado.
A empresa está em processo de renovação da sua marca, liderada por Brian Niccol, o atual presidente-executivo que, desde sua nomeação em agosto do ano passado, tem incentivado a implementação de um cardápio reduzido, doces frescos, xícaras personalizadas com mensagens manuscritas e um atendimento mais rápido.
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Niccol também se comprometeu a elevar os investimentos na equipe em mais de 10 mil lojas próprias da Starbucks nos Estados Unidos até o final do verão no hemisfério norte.
A receita líquida da Starbucks atingiu US$ 9,46 bilhões, superando as projeções dos analistas de US$ 9,31 bilhões, ainda que as vendas mesmas lojas tenham diminuído 2% no trimestre finalizado em 29 de junho, representando a sexta queda trimestral consecutiva. A expectativa média dos analistas, conforme dados da LSEG, era de uma queda de 1,19%.
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O relatório apresentou resultados menos negativos do que o previsto, em virtude de um impulso na China, mas ainda se trata de uma história de recuperação. Assim, a principal questão para os investidores é se esta é o início do fim dos dados fracos, afirmou Dave Wagner, gestor de portfólio da Aptus Capital Advisors.
A empresa anunciou lucro de US$ 0,50 por ação, em base ajustada, inferior às projeções de US$ 0,65.
A Starbucks informou que US$ 0,11 da queda no lucro por ação se deve ao custo “significativo” de uma conferência realizada em Las Vegas naquele ano.
A empresa recebeu e acomodou mais de 14 mil gerentes de lojas e líderes da América do Norte para ouvir o plano “Volta para Starbucks” junto com um show exclusivo de Bruno Mars.
No seu maior mercado na América do Norte, a redução nas vendas do trimestre nas mesmas lojas permaneceu em 2%.
Na China, as vendas comparáveis aumentaram 2%. A forte concorrência de rivais locais como Luckin Coffee e Cotti Coffee, juntamente com consumidores mais cautelosos, fez a Starbucks reduzir os preços de algumas bebidas geladas em média 5 iuanes no mês passado.
As visitas de clientes à Starbucks diminuíram, em média, 0,1% de abril a junho, conforme informações da empresa de pesquisa Placer.ai.
Isso indicou uma melhora em comparação com a queda de 0,9% nos três meses anteriores, sugerindo que a iniciativa “De Volta à Starbucks” e as recentes inovações no menu estão começando a impulsionar uma recuperação, afirmou a Placer.ai.
Fonte por: CNN Brasil