SP registra precipitação inferior ao esperado em agosto, um fenômeno inédito desde 2020

A cidade recebeu apenas 44,7% da chuva de 30,2 milímetros prevista para o mês, de acordo com o CGE.

31/08/2025 13:09

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Agosto teve índices de chuva baixos na cidade de São Paulo, conforme dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura, que apontam para apenas 44,7% da chuva prevista para o mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

São Paulo registrou 13,5 milímetros de chuva, ao passo que se previam no mínimo 30,2 milímetros para o mês.

Desde agosto de 2020, a cidade não apresentava precipitação inferior à média.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As temperaturas finalizaram agosto em patamares inferiores à média. O valor mínimo registado foi de 12,4°C e o máximo de 23°C, com médias de 13,4°C e 24,3°C.

Sabesp diminui o consumo de água da Cantareira.

Devido ao baixo nível dos reservatórios, o volume autorizado de captação de água do Sistema Cantareira pela Sabesp será reduzido de 31 metros cúbicos por segundo para 27.

Leia também:

A ação foi tomada em razão da diminuição do nível dos reservatórios da Cantareira, que apresentaram apenas 35,05% do seu volume útil na sexta-feira (29), menor nível em dez anos para o mês de agosto.

A Sabesp poderá empregar o bombeamento do reservatório de Jaguari, situado na bacia do rio Paraíba do Sul, como estratégia de mitigação para alcançar o volume de 33 m³/s estabelecido.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.