A S&P Global Ratings manteve a nota de longo prazo em moeda estrangeira do México em “BBB”, e também reafirmou a classificação de longo prazo em moeda local em “BBB+”, com perspectiva estável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A instituição espera uma estabilização das contas públicas mexicanas e da dívida, embora o crescimento econômico seja modesto. A S&P projeta que o Produto Interno Bruto (PIB) do país crescerá abaixo de 1% neste ano e 1,4% no próximo, retomando o patamar de mais de 2% posteriormente.
Ademais, diversos anos de política monetária prudente e mercados de capitais nacionais em expansão aprimoraram a flexibilidade monetária, segundo ele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A S&P também acredita que a gestão da presidente Claudia Sheinbaum administrará de forma pragmática as disputas comerciais com os Estados Unidos.
A agência adverte que a dificuldade de diminuir o déficit fiscal e os riscos das novas medidas de apoio à Pemex poderiam resultar em uma queda na classificação de risco do México nos próximos dois anos.
LEIA TAMBÉM!
Ademais, a avaliação pode ser aprimorada se a administração eficiente da política econômica atrair mais investimentos e impulsionar o crescimento do Produto Interno Bruto per capita.
Fonte por: CNN Brasil
