SoftBank busca parceria com TSMC para desenvolver complexo industrial de 1 trilhão de dólares no Arizona [RUMOR]
O fundador da SoftBank visualiza um centro tecnológico semelhante ao de Shenzhen, na China.
![SoftBank busca parceria com TSMC para desenvolver complexo industrial de 1 trilhão de dólares no Arizona [RUMOR]](/_next/image/?url=https%3A%2F%2Fstatics.cliquefatos.com.br%2Fuploads%2F2025%2F06%2Fsoftbank-tsmc-parque-industrial-150x94.jpg.avif&w=3840&q=75)
Masayoshi Son, fundador e diretor da SoftBank, estaria planejando a criação de um parque industrial no Arizona, nos Estados Unidos, com um investimento de US$ 1 trilhão. Ele buscaria uma parceria com a TSMC e incentivos fiscais do governo americano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a Bloomberg, a proposta ainda não é oficial, mas surge de fontes próximas ao executivo. A ideia da SoftBank seria a construção de um complexo semelhante ao existente em Shenzhen, na China, visando atrair a indústria de inteligência artificial e robótica avançada para os Estados Unidos.
Os rumores não esclarecem, por enquanto, o envolvimento da TSMC nesses planos. A empresa já planeja investimentos significativos nos Estados Unidos, e especificamente no Arizona iniciou recentemente a produção em larga escala de chips de uma de suas primeiras fábricas. Não possuímos informações sobre se a TSMC teria, de fato, interesse nessa parceria.
Leia também:

Trump declara tarifa de 100% sobre semicondutores importados para os EUA

Thermaltake apresenta os novos gabinetes mid tower View 390 Air em diversas opções de cores

As primeiras CPUs Panther Lake podem gerar perdas por conta do baixo desempenho do 18A [RUMOR]
Segundo fontes da Bloomberg, o projeto teria o codinome Project Crystal Land e Son estaria buscando ativamente mais parcerias para concretizar sua ambição.
Não se trata de investir todo este dinheiro sozinho ou com a TSMC, mas sim de atrair um número suficiente de empresas para que o complexo finalizado tenha um valor investido próximo de US$ 1 trilhão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre as empresas consideradas também estaria a Samsung, que, assim como a TSMC e a própria SoftBank, não quis comentar oficialmente sobre o assunto.
Adicionalmente à presença de grandes empresas de tecnologia, a companhia japonesa também estaria montando uma lista de startups que receberam investimento da SoftBank, com o objetivo de estabelecer operações no Project Crystal Lands. Entre elas, destacam-se a Agile Robots SE, com atuação em robótica e tecnologias de automação.
O fundador da SoftBank estaria em negociações com representantes do governo dos Estados Unidos, segundo informações da Bloomberg. As fontes apontam que houve reuniões com o secretário do comércio da administração Trump, Howard Lutnick.
Son analisa a viabilidade de reduções de impostos para empresas que edificam instalações de robótica em seu complexo e também de subsídios – investimento direto do governo.
O líder da SoftBank é reconhecido por suas apostas de grande monta e pelo seu interesse em construir um legado pessoal no campo da inteligência artificial. Resta agora verificar se um projeto que ultrapassa a barreira dos mil milhões de dólares poderá se concretizar.
SCMP
Fonte por: Adrenaline
Autor(a):
Sofia Martins
Com uma carreira que começou como stylist, Sofia Martins traz uma perspectiva única para a cobertura de moda. Seus textos combinam análise de tendências, dicas práticas e reflexões sobre a relação entre estilo e sociedade contemporânea.