Roberto Azevêdo assumirá a presidência do Conselho da Organização Mundial do Comércio a partir de 2026.
O presidente eleito da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, nomeará o ex-diretor-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio) Roberto Azevêdo para liderar o Conselho de Relações Internacionais da entidade, com sede em Nova York, a partir de 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O movimento faz parte da articulação de Skaf para fortalecer as relações entre os setores privado brasileiro e norte-americano. Em sua primeira entrevista a jornalistas após seu retorno à entidade, o executivo destacou que uma das marcas de sua gestão seria a “diplomacia empresarial”.
É preciso desenvolver a diplomacia empresarial em relação a outros mercados. Serão formadas equipes que trabalharão continuamente para abrir novos mercados, estabelecer contato com nossos clientes internacionais, a fim de aumentar nossas vendas e compras, atrair investimentos e direcioná-los a outros países, notadamente ao mercado americano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Temos uma história de 200 anos de parceria com os Estados Unidos. Há mais de 100 anos eles são o principal parceiro comercial do Brasil: são o maior investidor no Brasil, representando cerca de 30% dos investimentos estrangeiros no país, equivalendo a 300 bilhões de dólares, que é capital americano.
Skaf ressaltou que os Estados Unidos representam o principal mercado de destino para produtos brasileiros com maior valor agregado: as exportações industriais alcançaram um recorde de US$ 31,6 bilhões no ano passado. “O que nos interessa é vender manufatura, agregando valor, gerando empregos, pagando salários melhores”, complementou.
Iniciará-se o trabalho de diplomacia empresarial, auxiliando a diplomacia governamental, visando nos aproximarmos dos mercados em geral, notadamente o americano. O conselho liderado por Azevedo será um conselho global. Pretende-se trabalhar com o mundo para fortalecer nossos negócios e empresas, afirmou.
Paulo Skaf foi eleito para a presidência da Fiesp em eleição realizada na sede da entidade na tarde de segunda-feira (4). O empresário assume em janeiro e permanecerá no cargo entre 2026 e 2029.
A votação ocorreu entre as 9h e as 17h, com apuração imediata. A própria entidade informou que o processo foi conduzido pela Mesa Diretora, presidida pelo Dr. Fábio Prieto, e acompanhado pela Comissão Eleitoral da entidade, presidida pelo ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Sydney Sanches.
Skaf possui formação administrativa e, por mais de 20 anos, atuou no setor têxtil, primeiramente como empresário e, posteriormente, como líder do setor ao assumir a presidência da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções) e do Sinditêxtil/SP (Sindicato da Indústria Têxtil do Estado de São Paulo).
Em 2004, foi eleito para o seu primeiro período como presidente da Fiesp, exercendo a função por 17 anos, até 2021. Durante esse tempo, em 2007, assumiu a presidência do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.