Sisma causa a morte de mais de 800 pessoas no Afeganistão

O país também teve cinco abalos secundários, um deles com magnitude de 5,2.

01/09/2025 6:15

2 min de leitura

Sisma causa a morte de mais de 800 pessoas no Afeganistão
(Imagem de reprodução da internet).

Um terremoto de 6 graus de magnitude, acompanhado por cinco abalos secundários sentidos a centenas de quilômetros de distância, causou a morte de mais de 800 pessoas e deixou mais de 2.700 feridos no leste do Afeganistão, segundo informações das autoridades locais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O sismo teve sua origem a 27 km de Jalalabad, capital da província de Nangarhar, na fronteira com a província de Kunar, conforme dados divulgados pelo Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O efeito foi significativamente maior em Kunar. O governo talibã, que retomou o poder em 2021, enviou helicópteros de resgate à região.

Leia também:

Em Cabul, o porta-voz do governo, Zabihullah Mujahid, comunicou que na província de Kunar foram contabilizadas 800 mortes e 2.500 feridos. Na província vizinha de Nangarhar, houve 12 mortes e 255 feridos.

Em 2023, o Afeganistão enfrentou um terremoto de grande magnitude em Herat, na fronteira com o Irã, resultando em mais de 1.500 mortos e 63 mil residências danificadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As autoridades afegãs alertaram que o número de vítimas deve aumentar conforme as buscas avançam nas áreas remotas e destacaram que os danos são “muito significativos” em Kunar.

“Nunca vimos nada parecido”, declarou AFP Ijaz Ulhaq Yaad, funcionário da administração do distrito de Nourgal, na província de Kunar. “Foi assustador, as crianças e as mulheres gritavam”, explicou por telefone.

Muitas famílias retornaram recentemente ao Afeganistão após terem sido expulsas do exílio no Paquistão e no Irã. Quase quatro milhões de afegistos voltaram ao país.

Segundo Yaad, quase 2 mil famílias de refugiados retornaram e tinham a intenção de reconstruir suas casas nesta região agrícola, próxima da fronteira com o Paquistão.

Assistência de emergência

Os tremores no Afeganistão são comuns, sobretudo na cordilheira do Hindu Kush, próximo à zona de convergência das placas tectônicas eurasiana e indiana.

O terremoto de domingo, 31, foi notavelmente intenso e apresentou cinco abalos secundários, um deles com magnitude de 5,2.

A província de Nangarhar também sofreu impactos na noite de sexta-feira, 29, devido às inundações que resultaram em cinco vítimas fatais e na destruição de plantações, de acordo com as informações das autoridades locais.

Após quatro décadas de conflito, o Afeganistão enfrenta uma situação humanitária grave, intensificada pela redução da assistência externa com o governo dos talibãs e a dificuldade do país de lidar com desastres naturais.

Em 2015, mais de 380 pessoas faleceram no Paquistão e no Afeganistão após um terremoto de 7,5 graus de magnitude, sendo o Paquistão o país com o maior número de vítimas.

Em junho de 2022, um terremoto de magnitude 5,9 causou vítimas em Paktika (leste do país). Mais de mil pessoas perderam a vida e dezenas de milhares ficaram desabrigadas.

Fonte por: Carta Capital

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)