Fernanda Keulla afirmou ter a doença e relatou as dificuldades enfrentadas para diagnosticá-la.
Fernanda Keulla, 39 anos, compartilhou em novo post sua experiência com o diagnóstico da Síndrome de Sjögren, uma doença autoimune crônica que provoca inflamação anormal em diversos órgãos e glândulas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ela descreveu seus sentimentos de constante fadiga e diversas dores corporais. “Levei muito tempo para perceber que estar doente diariamente não é normal”, iniciava o relato divulgado em suas redes sociais.
A síndrome de Sjögren é, então, compreendida através da análise dos sintomas característicos do quadro e de como identificá-lo.
A síndrome de Sjögren é uma condição em que o corpo ataca alguns órgãos e glândulas, principalmente as glândulas lacrimais e salivares, o que prejudica suas funções, resultando em olhos e boca secos. A causa exata do quadro não é totalmente conhecida, mas é considerada uma doença autoimune, e indivíduos com essa condição frequentemente apresentam outras do mesmo tipo, como artrite reumatoide e lúpus.
A síndrome de Sjogren apresenta dois sinais principais, conforme explica a Mayo Clinic, organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos, considerada referência médica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, podem apresentar-se outros sinais como:
É frequente passar inicialmente por um oftalmologista, que avaliará a presença de déficit lacrimal e sinais de inflamação da córnea, e, em seguida, poderá encaminhá-lo ao reumatologista.
Além da avaliação dos sintomas, a Clínica Mayo aponta que existem exames de sangue e de imagem que auxiliam no diagnóstico do quadro.
O quadro pode ser tratado com medicamentos para diminuir a inflamação ocular e elevar a produção de saliva e lágrimas. A depender dos sintomas, medicamentos específicos podem ser recomendados.
Também existe a opção de uma cirurgia na qual são inseridos pequenos dispositivos nos canais lacrimais no canto da pálpebra inferior, a fim de que as lágrimas da pessoa permaneçam no olho por mais tempo, conforme explica o Manual MSD, material de referência em saúde para médicos e pacientes.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.