Silveira afirma: Margem Equatorial é o futuro da nossa soberania!

Silveira afirma que Margem Equatorial representa o futuro da soberania nacional | Poder Energia

20/10/2025 14:40

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Ministro de Minas e Energia Comenta Autorização do Ibama para Petrobras

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou nesta segunda-feira (20.out.2025) que a autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis) para a Petrobras iniciar a perfuração de um poço exploratório em águas profundas do Amapá, na Margem Equatorial, é um avanço para a soberania energética do Brasil.

“A Margem Equatorial representa o futuro da nossa soberania energética. O Brasil não pode abrir mão de conhecer seu potencial. Fizemos uma defesa firme e técnica para garantir que a exploração seja feita com total responsabilidade ambiental, dentro dos mais altos padrões internacionais, e com benefícios concretos para brasileiras e brasileiros”, afirmou em nota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Importância da Margem Equatorial

Silveira tem enfatizado, desde o início de sua gestão, a relevância estratégica da Margem Equatorial para a segurança energética do país e para o desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste. Ele destacou que a exploração será realizada com altos padrões de sustentabilidade, equilibrando a preservação ambiental com a geração de empregos e renda.

Leia também:

“O nosso petróleo é um dos mais sustentáveis do mundo, com uma das menores pegadas de carbono por barril produzido, assim como a nossa matriz energética altamente renovável, que é exemplo para o mundo”, acrescentou.

Reação do Ministro da Integração

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT-AP), expressou sua satisfação em um vídeo, comemorando a decisão do Ibama: “Uma conquista histórica que marca um novo ciclo de desenvolvimento para o Brasil e, de forma especial, para o Amapá”.

Sobre a Margem Equatorial

A Margem Equatorial Brasileira é uma vasta faixa marítima que se estende do litoral do Amapá até o Rio Grande do Norte. Essa região é vista como uma nova fronteira exploratória para o setor de óleo e gás, com potencial comparável ao do pré-sal, conforme especialistas do setor energético.

A autorização do Ibama permite que a Petrobras realize estudos exploratórios na bacia da Foz do Amazonas, uma das áreas que fazem parte da Margem Equatorial. A licença obtida possibilita a realização de estudos sísmicos e perfurações exploratórias em águas profundas, com a fase atual focada no levantamento de dados geológicos para avaliar a viabilidade econômica e ambiental da produção de petróleo na região.

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.