Shell projeta crescimento na produção de petróleo e gás para o quarto trimestre de 2025, mas alerta sobre desafios no downstream e queda nos lucros.
A Shell anunciou que espera um crescimento na produção de petróleo e gás no quarto trimestre de 2025. No entanto, a empresa também alertou sobre um desempenho mais fraco nas áreas de downstream, especialmente nos segmentos de marketing e químicos, conforme atualização divulgada nesta quinta-feira (8).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a companhia, a produção na área de upstream no quarto trimestre deve variar entre 1,84 milhão e 1,94 milhão de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), superando os 1,83 milhão boe/d registrados no terceiro trimestre. Esse intervalo já leva em conta o impacto da joint venture Adura no Reino Unido.
Por outro lado, a Shell indicou que os lucros ajustados do setor de marketing enfrentarão pressão devido a fatores sazonais e a um ajuste tributário diferido, que não terá efeito no caixa, relacionado à joint venture Adura. O resultado ajustado dessa divisão também deverá ser inferior ao do quarto trimestre do ano anterior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No segmento de químicos e produtos, a situação é ainda mais complicada. A empresa prevê um prejuízo significativo em termos de lucro ajustado, refletindo margens mais baixas e, novamente, um ajuste tributário diferido de natureza contábil, sem impacto direto no caixa.
A Shell destacou que o resultado desse segmento deve ficar abaixo do ponto de equilíbrio durante o período.
Por volta das 8h15 (horário de Brasília), as ações da Shell apresentavam uma queda de 2,39% em Londres.
Autor(a):
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.