Sheinbaum afirma que política de segurança do México é soberana

A líder mexicana mencionou as pressões do governo Trump em seu discurso de balanço do primeiro ano de mandato.

05/10/2025 17:58

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Política de Paz do México Decidida Soberanamente

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, declarou neste domingo (5) que a política de segurança e paz do país é decidida de forma soberana, sem influência externa, em referência às pressões do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A declaração foi feita durante um discurso de balanço do seu primeiro ano de mandato, diante de uma multidão reunida no Zócalo, na Cidade do México.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sheinbaum agradeceu à sua equipe do Gabinete de Segurança e destacou que se reúne diariamente para avaliar e fortalecer a estratégia. “Para que não reste nenhuma dúvida, a política de construção da paz é decidida soberanamente no México. Ninguém a influencia — apenas nossa honestidade, convicção e perseverança”, afirmou.

A líder do México já havia rebatido, em agosto, comentários de Trump em que ele disse que o México “faz o que nós mandamos fazer” em matéria de segurança fronteiriça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seu discurso, a presidente mencionou diretamente o país vizinho apenas uma vez. “Tenho certeza de que chegaremos a um bom acordo com os Estados Unidos e com todas as nações do mundo em relação às nossas relações comerciais”, declarou.

O México tem programada para o próximo ano a renegociação do tratado comercial com os EUA e o Canadá (T-MEC), um dos principais desafios dos próximos meses.

Leia também:

Sheinbaum fez um balanço das principais reformas de seu governo e destacou a redução da pobreza e da desigualdade alcançada nos últimos anos, pela qual também fez um aceno a seu antecessor, Andrés Manuel López Obrador.

No campo das obras públicas, prometeu dar continuidade aos projetos e propôs renomear como Trem do Golfo do México a rota atualmente chamada México–Nuevo Laredo, em referência à polêmica sobre a intenção de Trump de mudar o nome do Golfo do México para “Golfo da América”.

“Levante a mão quem concorda. Quem concorda que o trem do México a Nuevo Laredo se chame Trem do Golfo do México?”, perguntou à multidão, sorrindo. “Maioria”, completou.

A presidente, que mantém altos índices de popularidade segundo diferentes pesquisas, encerrou na capital uma série de encontros regionais realizados nas últimas semanas, nos quais apresentou avanços de sua gestão.

Ela também anunciou que, nas próximas semanas, apresentará progressos em projetos de veículos elétricos, semicondutores, satélites e drones fabricados no México.

No plano econômico, afirmou que “a inflação está controlada, o investimento estrangeiro direto é recorde e o nosso peso é uma das moedas mais estáveis do mundo”.

Além disso, adiantou que espera que, mesmo sem aumento de impostos, a arrecadação fiscal em 2025 seja maior do que no ano passado. “Uma coisa é certa: quando não há corrupção, o dinheiro rende mais”, acrescentou, sem fazer críticas diretas.

Autor(a):

Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.