Sextou com S de Soberania, afirma governo após operação contra Bolsonaro

Jingle afirma que “o povo brasileiro é quem manda no Brasil”; ex-presidente está utilizando tornozeleira eletrônica.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O governo federal divulgou, na sexta-feira (18.jul.2025), um vídeo na conta oficial do Instagram com a mensagem “Sextou com S de Soberania”, no mesmo dia em que a PF (Polícia Federal) executou um mandado de busca e apreensão contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou o uso de uma tornozeleira eletrônica como medida cautelar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O vídeo exalta a soberania do Brasil e afirma que “quem manda no país é o povo brasileiro”, em referência às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), que teria tentado interferir no Poder Judiciário brasileiro ao se manifestar sobre o processo que Bolsonaro enfrenta.

Assista ao que diz o vídeo.

LEIA TAMBÉM!

Não toque no meu Brasil.

Não o faça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Respeite nosso direito de trabalhar e seguir em frente.

Nosso país é soberano.

Você terá que respeitar.

No nosso coração, é o Brasil em primeiro lugar. Para você saber, eu grito para o mundo inteiro: Quem manda no Brasil é o povo brasileiro.

Vamos defender com o coração guerreiro.

O Brasil é governado pelo povo brasileiro.

Respeite-nos.

Uma publicação compartilhada pelo Governo do Brasil (@govbr)

O vídeo acompanha a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Trump tentar ser “imperador do mundo” ao aplicar tarifas de 50% em produtos brasileiros. O petista afirma que o Brasil não se curvará ao republicano e manterá sua “soberania”.

Trump anunciou a imposição da tarifa em 9 de julho. Na data, enviou uma carta a Lula em que menciona que um dos motivos para a decisão é porque autoridades governamentais brasileiras estariam “perseguindo” Bolsonaro.

Bolsonaro está sendo processado no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado após o resultado das eleições presidenciais de 2022, nas quais foi derrotado.

Em retaliação à iniciativa de Trump, Lula declarou que o Brasil não aceitará ser tutelado por ninguém. O petista sancionou em 14 de julho o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade Econômica (15.122 de 2025), que poderá ser utilizada para responder às tarifas americanas.

Fonte por: Poder 360

Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.

Sair da versão mobile