Setor produtivo estima 110 mil demissões decorrentes da tarifa imposta ao Brasil

CNI solicitou articulação para prorrogar em 90 dias a aplicação da alíquota de 50%.

15/07/2025 3:49

1 min de leitura

Setor produtivo estima 110 mil demissões decorrentes da tarifa imposta ao Brasil
(Imagem de reprodução da internet).

A CNI estima que o Brasil poderá perder no mínimo 110 mil empregos devido à tarifa de importação imposta pelos Estados Unidos aos produtos nacionais, conforme declarado na segunda-feira (14).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A indústria também prevê forte impacto negativo no PIB brasileiro, conforme o balanço apresentado em reunião de emergência com os presidentes das federações das indústrias de todo o país, que contou com a participação da secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Tatiana Lacerda Prazeres.

A partir de 1º de agosto, o presidente dos EUA, Donald Trump, informou que implementará uma taxa de 50% sobre produtos importados do Brasil.

Leia também:

Os setores produtivos defendem que a cobrança seja adiada em pelo menos 90 dias.

A CNI afirma que esse prazo é fundamental para que a indústria brasileira possa analisar detalhadamente os impactos da medida e buscar soluções diplomáticas para evitar prejuízos maiores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os industriais argumentaram que o processo deveria ser conduzido com prudência e diálogo entre os setores público e privado, “mantendo os mecanismos institucionais entre os dois países e fortalecendo a necessidade de cooperação para assegurar relações comerciais estáveis e previsíveis”.

De acordo com a CNI, Prazeres assegurou que os pontos em questão seriam encaminhados ao governo.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.