O desempenho empresarial nos Estados Unidos ganhou força em agosto, impulsionado pelo avanço do setor industrial, que registrou o aumento mais expressivo das encomendas em 18 meses, conforme dados de gerentes de compras publicados na quinta-feira (21).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O PMI composto preliminar para os EUA da S&P Global, que acompanha os setores industrial e de serviços, aumentou para 55,4 neste mês, o patamar mais elevado desde dezembro, em relação a 55,1 em julho. Uma leitura acima de 50 sinaliza expansão no setor privado.
O índice PMI para agosto indica que as empresas americanas têm apresentado um terceiro trimestre positivo até o momento, afirmou Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence, em comunicado.
LEIA TAMBÉM!
Os dados indicam uma expansão econômica de 2,5% ao ano, superior à média de 1,3% registrada nos primeiros dois trimestres.
O avanço ocorreu sobretudo no setor industrial, com o PMI atingindo 53,3 – o maior nível desde maio de 2022 – em comparação com 49,8 em julho, revertendo as previsões de uma segunda mensalidade de retração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O setor industrial obteve um estímulo com o aumento dos pedidos na maior medida desde fevereiro de 2024.
O setor de serviços caiu para 55,4, em comparação com 55,7 em julho. Economistas consultados pela Reuters projetavam uma queda para 54,2.
Fonte por: CNN Brasil