Setor de proteína animal busca “solução rápida” para tarifas impostas pelos EUA
A ABPA destaca que, apesar do déficit na balança comercial entre Brasil e EUA, as exportações de proteína animal para o mercado americano são cruciais p…

A ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) defendeu uma rápida solução diplomática em relação às tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. A entidade ressalta a importância de negociações em alto nível para preservar as exportações e a sustentabilidade das cadeias produtivas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme a ABPA, mesmo com o déficit na balança comercial entre Brasil e Estados Unidos, as exportações de proteína animal para o mercado americano são cruciais para a sustentabilidade dos setores produtivos envolvidos, proporcionando divisas relevantes.
O setor produtivo acredita que as negociações permaneçam no mais elevado nível das tratativas comerciais e que se obtenha uma rápida solução diplomática, o que é uma tradição nas relações entre as duas nações, afirma a entidade em nota publicada nesta quinta-feira (10).
Leia também:

Justin Bieber lança Swag em um ciclo astrológico ideal

O PT acusa como “falsos patriotas” em nova campanha

O Botafogo não obtém a regularização de Davide Ancelotti para a partida contra o Vasco
A ABPA aponta que os Estados Unidos lideram o ranking dos destinos de exportação de carne suína do Brasil, situando-se na 12ª posição. No período de janeiro a junho de 2025, foram comercializadas 14,9 mil toneladas, gerando um faturamento de US$ 31,6 milhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O mercado norte-americano é o mais importante para o Brasil no setor de ovos, com 15,2 mil toneladas exportadas e um faturamento de US$ 33,1 milhões durante o período. A organização ressalva que, contudo, o Brasil não realiza exportação de carne de frango para os Estados Unidos.
A ABPA ressalta a importância de que as negociações entre os governos brasileiro e norte-americano permaneçam em alto nível e com caráter prioritário, buscando uma solução rápida e eficiente para a questão das tarifas, que impactam diretamente a competitividade e a estabilidade do setor exportador.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Ricardo Tavares
Fluente em quatro idiomas e com experiência em coberturas internacionais, Ricardo Tavares explora o impacto global dos principais acontecimentos. Ele já reportou diretamente de zonas de conflito e acompanha as relações diplomáticas de perto.