Setor de pequenos negócios registra segundo semestre com aumento de atividade

De acordo com uma pesquisa da SumUp, a taxa de desemprego é o principal fator macroestrutural que impactou positivamente o resultado no mês.

18/08/2025 13:36

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A atuação das pequenas empresas em julho sugere que o segundo semestre deve ser positivo para os microempreendedores. Em julho, o ISM (Índice SumUp do Microempreendedor), da empresa SumUp, registrou 101,65 pontos, o valor mais alto do ano de 2025, conforme dados da CNN.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em relação a junho, observou-se um aumento de 4,03%. Em relação a julho do ano anterior, houve uma redução de 7,46%.

A taxa de desemprego, que caiu para 5,8% no segundo trimestre, é o principal fator macroestrutural que impactou positivamente o desempenho dos pequenos negócios em julho, conforme afirma Lilian Parola, diretora de Mercado de Capitais e Tesouraria da SumUp para a América Latina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Julho é caracterizado pelo período das férias escolares, o que impulsiona o comércio e estimula pequenos negócios. Com as crianças em casa, os passeios e atividades familiares se tornam mais comuns, resultando também em um aumento nos gastos com lazer.

Leia também:

Consulte os dados por estado.

O ISM é determinado com base em elementos como sazonalidade, variações demográficas do país e a contribuição de cada estado para o Produto Interno Bruto, juntamente com o volume de vendas processado pelos produtos da SumUp.

Analise a trajetória dos dólares obtidos pelas taxas cobradas de Trump.

Fonte por: CNN Brasil

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.