As contas de energia elétrica continuam com adição de R$ 7,87 por cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos em setembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na sexta-feira, 29, que será mantida a bandeira vermelha patamar 2 em razão da necessidade de operação de usinas termelétricas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Aneel indica que o aumento no emprego de usinas termelétricas se deve à escassez de chuvas nos reservatórios das hidrelétricas.
A baixa vazão nos reservatórios das usinas hidrelétricas não é favorável à geração elétrica. Em decorrência, é necessário maior acionamento de termelétricas, com custos elevados de produção, o que justifica a manutenção da bandeira vermelha patamar 2 para setembro, informou a agência.
LEIA TAMBÉM!
Em junho e julho, a tarifa estava em vermelho e, em agosto, atingiu o patamar vermelho 2.
Impostos alfandegários
Elaborado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias demonstra os custos variáveis da produção de energia elétrica. As bandeiras, apresentadas em cores, informam o valor que o Sistema Interligado Nacional (SIN) incorre na geração da energia destinada aos consumidores residenciais, comerciais e industriais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A fatura de energia elétrica não possui adicionais quando a bandeira verde é utilizada. Caso sejam aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, incui-se um valor a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Fonte por: Carta Capital